MEDIAÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS
USO DA ALFABETIZAÇÃO VISUAL NO PROJETO “A MENINA DO LUGAR: TATUAMUNHA”
Abstract
Este relato de experiência apresenta a atividade de extensão realizada em 2024/2025 com crianças de duas escolas públicas municipais do município de Porto de Pedras que culminou na criação de elementos visuais para o projeto “A Menina do Lugar”, desenvolvido por docentes, discentes e colaboradores do grupo de pesquisa Desígnio, vinculado ao Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Campus Maceió. O objetivo deste projeto é elaborar um livro e jogos lúdicos para crianças, ambientados em Porto de Pedras (AL) e guiados pela perspectiva de uma personagem feminina. Para a elaboração do livro, foram realizadas atividades extensionistas de mediação cultural que serão abordadas nesse relato de experiência. O projeto de extensão seguiu seis etapas: definição do local; visitas a duas escolas, desenvolvendo atividades de mediação cultural com 40 crianças, entre 7 e 11 anos; desenvolvimento de personagens baseados nas narrativas infantis e referências citadas pelas crianças; elaboração do roteiro e das ilustrações; criação de jogos e atividades lúdicas; e, por fim, entrega do material produzido e realização de atividades lúdicas, prevista para o segundo semestre de 2025. Esta iniciativa conecta o cotidiano de crianças da rede pública aos símbolos que estruturam a memória coletiva de suas comunidades, tornando o patrimônio - material ou imaterial - mais acessível a partir da linguagem visual. O projeto reafirma o potencial do design como prática transdisciplinar, unindo educação, cultura e comunicação visual para fortalecer a identidade local, promover vínculos comunitários e incentivar o protagonismo infantil na valorização do patrimônio cultural.