PROJETO AUTONOMIA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Abstract
O projeto de extensão "Autonomia e Escolhas Profissionais" teve como objetivo promover diálogo e reflexão sobre o contexto estudantil e as escolhas profissionais, além de refletir sobre o projeto de vida dos estudantes do ensino médio. Dentre os objetivos específicos, destacaram-se: apresentar métodos e organização de estudo; estimular a identificação de habilidades e valores pessoais; oferecer informações sobre campos de atuação profissionais e refletir sobre expectativas de vida e tomadas de decisão. O estágio desenvolveu-se em seis encontros presenciais, que abordaram desde o autoconhecimento até orientações práticas para organização dos estudos e escolhas profissionais. As atividades incluíram dinâmicas grupais, aplicação dos testes QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica) e EMEP (Escala de Maturidade para a Escolha Profissional), rodas de conversa e atividades. Os encontros permitiram aos estudantes ampliarem a compreensão sobre si mesmos, identificar potencialidades e desenvolver clareza em relação às suas decisões acadêmicas e profissionais. Entre os impactos sociais observados, destacam-se o fortalecimento da autonomia dos jovens, a valorização de suas trajetórias individuais e o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais para a transição à vida adulta. Percebeu-se mudança significativa no modo como os adolescentes passaram a enxergar e expressar suas escolhas, com mais segurança e consciência das possibilidades. O projeto configurou-se como importante ferramenta de orientação e apoio, contribuindo para a formação dos estudantes e para o acolhimento de angústias e indecisões neste período de vida. Além disso, proporcionou o intercâmbio entre teoria e extensão, troca de saberes com a população e o aspecto transformador da ação universitária à comunidade.