QUANDO O FIO SE FAZ PALAVRA

BORDADO, LITERATURA NEGRA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO PROJETO TECENDO A CIDADANIA

Abstract

O relato apresenta a experiência dos bolsistas no projeto de extensão Tecendo a Cidadania: Geração de Renda e Combate à Exclusão Social, desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, com apoio da Fundação Araucária (F.A). Inserido na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), o projeto articulou práticas de bordado e literatura negra como linguagens de resistência, memória e (re)existência. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica e documental, apoiando-se em autores como Bakhtin (1997), Oliveira (2002) e Certeau (1998), além de considerar os referenciais legais, como as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008. Também foram analisados os desenhos e relatos produzidos no projeto, entendidos como formas de expressão e de construção de narrativas sobre as experiências vividas. As oficinas foram planejadas para estimular diálogo, criação artística e reflexão crítica, atendendo mulheres de diferentes idades, estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). Os bolsistas perceberam que o bordado e a literatura transformam percepções, fortalecem autonomia e empoderamento, promovendo o reconhecimento de trajetórias e saberes historicamente silenciados. A ação favoreceu a construção de memória, a valorização cultural e a formação de sujeitos críticos e engajados socialmente. Os resultados demonstram impactos na autonomia financeira e emocional das participantes, no desenvolvimento formativo dos bolsistas e na consolidação da extensão como espaço integrador entre ensino, pesquisa e ação comunitária. O relato evidencia que bordado, literatura, memória e diálogo constituem instrumentos educativos potentes, capazes de transformar experiências individuais e coletivas, promovendo cidadania, equidade e consciência crítica.

Author Biographies

Willian Canova dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco (2021), e em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) (2022). Atualmente, cursa Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com ingresso em 2022. Concluiu especializações Lato Sensu em: Tecnologias para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis Continente (2023); Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Campo Grande (2023); Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Teresina (2023); Tutoria em Educação a Distância e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS (2024); Autismo pela Faculdade Pólis Civitas (2024); e Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências pela Universidade de Brasília (UnB) (2024). É, atualmente, mestrando em Educação pela Unioeste, Campus Francisco Beltrão (2024), vinculado à linha de pesquisa 1: "Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores". Atua como professor tradutor-intérprete de Libras. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de trabalho e trabalho docente, políticas públicas, infância e linguística aplicada ao ensino de línguas.

Franciele André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. Atualmente cursando Pedagogia na UNIOESTE campus de Francisco Beltrão, PR.

Sônia Maria dos Santos Marques, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora Associada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Docente do Curso de Mestrado em Educação, Campus de Francisco Beltrão, linha de pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, identidade, comunidades quilombola, memória e ensino de história, gênero e violência doméstica. Desenvolveu projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas e organização dos livros: Sudoeste do Paraná: diversidade e ocupação territorial, Conhecimentos(Re)construções e Práticas Pedagógicas, Educação, cultura e etnia: aportes teórico-metodológicos para formação de professores; Memórias dos povos do campo do Paraná-Centro-Sul. Coordenou os projetos de extensão Núcleo Maria da Penha-Numape: Apoio Jurídico e Educativo Para as Mulheres e o Projeto de extensão Tecendo a Cidadania: Geração de Renda e Combate a Exclusão Social.

Isabel Cristina Corrêa Röesch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduação em Pedagogia Pré - Escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Educação pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), doutorado em Educação no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado sanduiche no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO pela FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO na cidade do Porto/Portugal (2013). Atualmente é docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Programa do Observatório dos Direitos Humanos, Cidadania e Movimentos Sociais da Unioeste. Presidenta da Comissão de Heteroidentificação da Unioeste, Coordenadora da Prática de Ensino I. Vice-líder do Grupo de Estudos Etno-Culturais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação infantil, formação de professores, questões etnicorraciais, ações afirmativas, cotas raciais e docência no ensino universitário. Coordena o Projeto de extensão Tecendo a Cidadania: Geração de Renda e Combate a Exclusão Social.

Published
2025-11-07
How to Cite
CANOVA DOS SANTOS, W.; ANDRÉ, F.; MARIA DOS SANTOS MARQUES, S.; CRISTINA CORRÊA RÖESCH, I. QUANDO O FIO SE FAZ PALAVRA. Extifal, v. 3, n. 2, p. 159-169, 7 Nov. 2025.
Section
Relato de Experiência