QUANDO O FIO SE FAZ PALAVRA
BORDADO, LITERATURA NEGRA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO PROJETO TECENDO A CIDADANIA
Abstract
O relato apresenta a experiência dos bolsistas no projeto de extensão Tecendo a Cidadania: Geração de Renda e Combate à Exclusão Social, desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, com apoio da Fundação Araucária (F.A). Inserido na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), o projeto articulou práticas de bordado e literatura negra como linguagens de resistência, memória e (re)existência. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica e documental, apoiando-se em autores como Bakhtin (1997), Oliveira (2002) e Certeau (1998), além de considerar os referenciais legais, como as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008. Também foram analisados os desenhos e relatos produzidos no projeto, entendidos como formas de expressão e de construção de narrativas sobre as experiências vividas. As oficinas foram planejadas para estimular diálogo, criação artística e reflexão crítica, atendendo mulheres de diferentes idades, estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). Os bolsistas perceberam que o bordado e a literatura transformam percepções, fortalecem autonomia e empoderamento, promovendo o reconhecimento de trajetórias e saberes historicamente silenciados. A ação favoreceu a construção de memória, a valorização cultural e a formação de sujeitos críticos e engajados socialmente. Os resultados demonstram impactos na autonomia financeira e emocional das participantes, no desenvolvimento formativo dos bolsistas e na consolidação da extensão como espaço integrador entre ensino, pesquisa e ação comunitária. O relato evidencia que bordado, literatura, memória e diálogo constituem instrumentos educativos potentes, capazes de transformar experiências individuais e coletivas, promovendo cidadania, equidade e consciência crítica.