MORTE E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DO BEM MORRER MEDIEVAL E SUA RESSIGNIFICAÇÃO NO RECÔNCAVO BAIANO

  • Gabrielle Soares Magalhães Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Abstract

O material didático Itinerário Fúnebre: influências do Bem Morrer Medieval no Recôncavo Baiano foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão Portugal medieval e a América portuguesa: permanências e adaptações das crenças e práticas relativas ao bem morrer, coordenado pela professora Dra. Tânia Maria Pinto de Santana, no curso de Licenciatura em História, do Centro de Artes Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desenvolvido entre julho de 2024 e julho de 2025. Esse material destina-se ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Sua elaboração ocorreu numa primeira etapa do projeto, no âmbito da disciplina Laboratório de ensino de História Antiga e Medieval, sendo suas autoras as discentes, integrantes do projeto de extensão, a autora desse artigo, juntamente com Tainá Adriana dos Santos. Ele foi um dos materiais didáticos produzido no âmbito do projeto de extensão. A ação extensionista buscou problematizar a morte enquanto fenômeno cultural e histórico, explorando o conceito de “bem morrer” medieval e suas permanências no Recôncavo Baiano. O material didático Itinerário fúnebre, estruturado como revista didática, abordou desde os manuais de preparação para a morte até os ritos de sepultamento, cortejos e representações pós-morte, articulando fontes primárias, iconografia funerária e referências culturais contemporâneas. A metodologia priorizou linguagem acessível, atividades interativas e oficinas aplicadas em escolas, favorecendo diálogo entre teoria e prática, ensino e extensão. Os resultados evidenciaram permanências de práticas medievais em rituais contemporâneos, como missas pagas, crença na intercessão dos mortos e a importância simbólica do local de sepultamento, além de destacar a economia da morte como espaço de poder e crítica social. A produção desse material didático contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes que o desenvolveram, revelando a relevância social de tratar a morte de forma educativa, crítica e sensível.

Published
2025-11-07
How to Cite
SOARES MAGALHÃES, G. MORTE E EDUCAÇÃO. Extifal, v. 3, n. 2, p. 27-38, 7 Nov. 2025.
Section
Relato de Experiência