A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE ACESSO À VIDA PLENA E CIDADÃ DOS JOVENS BRASILEIROS

  • Cristiane Lima Serafim Universidade Católica de Santos
  • Camila Blanco Torres Universidade Católica de Santos
  • Lucas Alves da Silva Universidade Católica de Santos
  • Tania Maria Correa Estevaletto Macedo Universidade Católica de Santos
  • Thalita Lacerda Nobre Universidade Católica de Santos

Resumo

Este relato de experiência descreve o Projeto Curricular de Extensão (PCE) "A Educação como forma de acesso à vida plena e cidadã dos jovens brasileiros", realizado por estudantes de Psicologia da Universidade Católica de Santos. Com o objetivo de oferecer orientação profissional para o mercado de trabalho a jovens de estudantes do ensino médio, o projeto intitulado "Psicologia a Serviço da População" utilizou uma metodologia de abordagem grupal e atividades interativas para incentivar o autoconhecimento, a reflexão sobre o mercado de trabalho e as opções de formação. O projeto foi desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos, e resultou no aumento do interesse dos participantes em seus futuros, maior clareza sobre suas preferências e fortalecimento da autoconfiança. A iniciativa evidencia a relevância social da extensão universitária ao articular a formação acadêmica com as demandas sociais, demonstrando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao capacitar jovens para tomarem decisões informadas sobre suas carreiras e vidas.

Biografia do Autor

Thalita Lacerda Nobre, Universidade Católica de Santos

Doutora em Psicologia clínica pela PUC-SP

Publicado
2025-10-22
Como Citar
LIMA SERAFIM, C.; BLANCO TORRES, C.; ALVES DA SILVA, L.; CORREA ESTEVALETTO MACEDO, T. M.; LACERDA NOBRE, T. A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE ACESSO À VIDA PLENA E CIDADÃ DOS JOVENS BRASILEIROS. Extifal, v. 3, n. 1, p. 61-74, 22 out. 2025.
Seção
Relato de Experiência