PEDAGOGIA ENGAJADA E ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL

UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO CRÍTICA, SAÚDE PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Resumo

Este relato de experiência descreve o processo de concepção, planejamento, execução e sistematização do I Simpósio Interdisciplinar de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas, realizado em dezembro de 2024 na Universidade de Mogi das Cruzes. A ação originou-se da participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, configurando-se como prática extensionista articulada às linhas de pesquisa em Educação e Cultura e Saúde Pública. Fundamentada na pedagogia engajada (hooks, 2013) e na pedagogia do oprimido (Freire, 1996), e alinhada às diretrizes da Resolução CNE/CES nº 7/2018, a experiência integrou ensino, pesquisa e extensão em abordagem intersetorial. Metodologicamente, combinou observação participante nas reuniões do COMAD, planejamento colaborativo com atores externos, atividades pedagógicas interdisciplinares em sala de aula e execução de um evento de caráter formativo e propositivo. Os resultados incluem: (i) mobilização de atores institucionais e comunitários; (ii) produção de conteúdos acadêmicos e comunicacionais por estudantes; e (iii) elaboração de relatório técnico entregue à Secretaria Municipal de Assistência Social como subsídio para políticas públicas. Conclui-se que a experiência reafirma a importância da extensão universitária como prática pedagógica transformadora e instrumento de diálogo entre universidade e território.

Publicado
2025-10-22
Como Citar
ARRUDA, A.; RIBEIRO DE CAMPOS MELLO, T.; BARROS BERNARDES DA SILVEIRA, R. PEDAGOGIA ENGAJADA E ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL. Extifal, v. 3, n. 1, p. 99-113, 22 out. 2025.
Seção
Relato de Experiência