ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR EM PIAÇABUÇU-AL
Resumo
Este relato de experiência é resultado de um trabalho desenvolvido entre 2023 e 2024 com estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Prof. Uilson Ferreira Costa, em Piaçabuçu-AL. O trabalho citado foi um projeto de extensão, que teve como objetivos centrais promover a conscientização ambiental por meio da arte, incentivando a expressão criativa, a reflexão crítica e o engajamento sustentável desde a infância. A metodologia envolveu oficinas artísticas com desenho, pintura, colagem e escultura, utilizando prioritariamente materiais recicláveis. As atividades foram complementadas por rodas de conversa, palestras e dinâmicas com temas transdisciplinares como poluição, mudanças climáticas, biodiversidade, consumo consciente e preservação do meio ambiente. Os resultados observados ao longo dos meses foram significativos: houve um aumento na participação dos estudantes nas discussões ambientais e no desenvolvimento de atitudes mais sustentáveis no cotidiano escolar como, por exemplo, separação de lixo e reutilização de materiais. A experiência também incentivou a integração da comunidade escolar, fortalecendo vínculos e ampliando a discussão sobre sustentabilidade. Conclui-se que a união entre arte e educação ambiental, adotadas, como premissas essenciais na realização deste projeto, tornou a aprendizagem muito mais significativa para os alunos, uma vez que as atividades despertaram a sensibilidade, a criatividade e um real compromisso com a sustentabilidade.