ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA EM LIBRAS

UM PROJETO EXTENSIONISTA PARA INCLUSÃO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE

  • Fabiano Ramos Santos Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva https://orcid.org/0000-0002-9716-6888
  • Lair Bianchi de Melo Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva
  • Girlene Aparecida de Queiroz Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva
  • Renan de Jesus Pontes Camargo Etec Dr. Demétrio de Azevedo Junior

Resumo

A comunicação eficaz é crucial na saúde, especialmente para construir relações terapêuticas. Para a comunidade surda, na área farmacêutica, a Libras é essencial na comunicação diária. Este projeto extensionista descreve a promoção da inclusão e acessibilidade através do ensino de Libras. Reconhecendo a dificuldade da comunidade surda em entender informações sobre medicamentos, a atividade extensionista visou, como objetivo geral, promover a inclusão social e a acessibilidade farmacêutica pelo ensino e fortalecimento do uso da Libras. Os objetivos específicos incluíram capacitar profissionais de saúde e estudantes de farmácia em Libras básica e vocabulário farmacêutico, sensibilizar sobre a cultura surda e criar materiais didáticos acessíveis. A metodologia combinou teoria e prática, do básico da Libras a sinais específicos da área farmacêutica, com aulas e diálogos simulados. Os resultados demonstraram profissionais mais preparados para atendimentos inclusivos, redução de barreiras comunicacionais e maior autonomia dos surdos na obtenção de informações de saúde. O projeto gerou impacto social positivo, aumentando a acessibilidade na área farmacêutica, promovendo igualdade e contribuindo para uma sociedade inclusiva e atenta às diferenças linguísticas e culturais.

Biografia do Autor

Fabiano Ramos Santos, Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

Profissional multidisciplinar com sólida formação acadêmica, caracterizada por uma trajetória educacional abrangente e diversificada. Possui graduações em múltiplas áreas, incluindo Administração de Empresas, Tecnologia Sucroalcooleira, Marketing, Matemática, Pedagogia, Letras/Libras, Física e Letras/Inglês. Complementa sua formação com especializações estratégicas em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Planejamento e Gestão em Educação a Distância, Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Auditiva, e encontra-se em processo de especialização em Neurociências e MBA em Inteligência Artificial.Com vasta experiência no ensino superior, atua como docente em diversas áreas, incluindo Administração, Arquitetura, Pedagogia, Farmácia e Biomedicina. Sua trajetória profissional inclui a coordenação de polo EaD na Universidade Metodista de São Paulo e, atualmente, exerce o cargo de Diretor de Escola na Rede Municipal de Itapeva/SP, além de ministrar aulas de Matemática em escolas particulares e atuar como Professor Universitário em Instituição de Ensino Superior local.

Lair Bianchi de Melo, Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

Possui graduação em Farmácia pela Universidade São Francisco. Especialização em Farmacologia Clínica na ASSPE. É servidora da Secretaria Municipal da Saúde e ocupa a posição de cargo Gestão em Saúde Pública desde 2006. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva - FAIT.Mestra em Gestão e Saúde Coletiva na FOP-UNICAMP-PIRACICABA

Girlene Aparecida de Queiroz, Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Politécnica-Sumaré (2014); Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales (2017) e graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de Santo Amaro (2009). Pós Graduação em Psicopedagogia- Universidade de Santo Amaro (2013) ; Pós graduação em Libras pelo Centro Universitário de Mauá ( 2015); Pós Graduação em Docência com Ênfase em Políticas Educacionais, pela FACESPI (2018). Coordenadora e docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva-FAIT. Atuou como Professora interlocutora de Libras na Secretaria Municipal de Educação de Itapeva- SP e como Professora Intérprete de Libras e Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAIT.

Renan de Jesus Pontes Camargo, Etec Dr. Demétrio de Azevedo Junior

Licenciado em Química, Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Possui experiência no ensino de Química, Física, Biologia, Ciências e Matemática nos níveis de Educação Básica II, Ensino Médio, Técnico de Nível Médio, bem como tutoria em cursos de graduação na UNIMES e no ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Concluiu o Mestrado em Química pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, exerce suas funções na Escola Técnica Estadual Dr. Demétrio de Azevedo Junior e é Professor de Educação Básica II - Ciências na unidade escolar Maria de Lourdes Ribeiro. Além disso, atua como tutor no polo de Itapeva da UNIMES, oferecendo suporte aos alunos dos cursos de licenciatura em Química, Ciências Biológicas, Física e Matemática, e no estágio curricular supervisionado. Previamente, atuou como Assistente Técnico Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação em Itapeva, São Paulo, sendo responsável pelos componentes curriculares de Ciências Naturais e Matemática. Atualmente, ocupa o cargo de Assistente Técnico Pedagógico na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nesta mesma secretaria. Coordenou o Ensino Médio com habilitação profissional em Nutrição e Dietética (Novotec) na Etec Dr. Demétrio de Azevedo Junior. Possui interesse especial na educação científica de estudantes surdos, no desenvolvimento de novos sinais-termo, e na elaboração de metodologias de ensino específicas para estudantes surdos. 

Publicado
2025-10-22
Como Citar
RAMOS SANTOS, F.; BIANCHI DE MELO, L.; APARECIDA DE QUEIROZ, G.; DE JESUS PONTES CAMARGO, R. ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA EM LIBRAS. Extifal, v. 3, n. 1, p. 114-128, 22 out. 2025.
Seção
Relato de Experiência