POESIA NA PONTA DOS DEDOS: A INCLUSÃO DO TEXTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de inclusão do texto poético na educação de surdos, desenvolvida a partir de um projeto de extensão realizado com estudantes surdos da rede estadual de ensino da cidade de Maceió-AL, no primeiro semestre de 2012. O projeto nasceu da necessidade de se levar a poesia – ferramenta de humanização – para a comunidade surda, através da leitura e produção de textos em Libras, com vistas a garantir, entre outros, a ampliação dos conhecimentos de mundo dos sujeitos envolvidos e o potencial expressivo de sua língua materna. Percebemos que o trabalho com a poesia entre os surdos pode contribuir, também, para a socialização do grupo e o senso de pertença à comunidade, o que auxilia no processo de construção da identidade linguística e da formação cidadã dos sujeitos.
Publicado
2015-01-17
Como Citar
SANTOS, J. S. DOS; ALMEIDA, J. D. DE; SANTOS, F. J. DOS. POESIA NA PONTA DOS DEDOS: A INCLUSÃO DO TEXTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. Extifal, v. 1, n. 1, 17 jan. 2015.
Edição
Seção
Artigo