OS MAPAS CONCEITUAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE ECONOMIA NO CURSO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BACHARELADO DA UNEAL

  • Ricardo Santos de Almeida UNEAL UFAL/UAB

Resumo

Resumo: Compreender os aspectos teóricos e os paradigmas existentes na ciência econômica
proporciona através da interdisciplinaridade a utilização de ferramentas didático-pedagógicas que
proporcionam a melhor compreensão dos temas debatidos em sala de aula. Neste sentido, foram
desenvolvidas estratégias na disciplina Fundamentos de Economia no curso Administração Pública
Bacharelado, no Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (PROESP) da Universidade
Estadual de Alagoas (UNEAL) que possibilitaram aos alunos a elaboração em grupo de mapas
conceituais que levassem em consideração os aspectos que elucidam a evolução do conhecimento
econômico enfatizando o processo de consolidação da referida ciência a partir da relação sociedade e
natureza, bem como correlacionando as discussões referentes ao cotidiano que os envolvem. Neste
sentido, foram realizadas pesquisas bibliográficas que possibilitaram a utilização e reflexão da prática
pedagógica que conduziu a utilização e elaboração dos mapas conceituais os conduzindo à exitosa
estratégia de ensino e aprendizagem em grupo com o intuito de trazer em discussão por meio de
palavras-chave os aspectos teóricos e conceituais que envolvem a ciência econômica: o como, onde, o
que e para quem produzir e os rebatimentos da globalização em regionalizações, com ênfase no sertão
alagoano. Neste sentido, põe-se em discussão a importância da prática educacional sóciocognitiva
opondo-se à aprendizagem memorista ou mecânica baseando-se nas leituras de Ausubel (teoria da
aprendizagem significativa), Brunner (teoria da instrução), Piaget (teoria psicogenética), Vygotsky
(teoria sócio-interativista) bem como Foulin e Mouchon que tratam especificamente de como conduzir
reflexões a partir das ações didático-pedagógicas que realizamos no âmbito do ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Mapas Conceituais. Ciência Econômica. Administração Pública.
Abstract: Understand the theoretical aspects and the existing paradigms in economics provides with
interdisciplinary didactic and pedagogical tools that provide a better understanding of the issues
discussed in class. In this sense, strategies were developed in the discipline of Fundamentos de
Economia course in Administração Pública Bacharelado no no Programa Especial para Formação de
Servidores Públicos (PROESP) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) that allowed students
the drafting group concept maps that take into consideration aspects that elucidate the evolution of
economic knowledge emphasizing the process of consolidation of that science from the relationship
between society and nature, as well as correlating the discussions regarding the daily that involve
them. In this sense, literature searches that allowed the use of pedagogical practice and reflection that
led to the preparation and use of concept maps leading to the successful strategy of teaching and
learning in groups in order to bring into discussion by keywords were held the theoretical and
conceptual aspects involving economics: the how, where, what and for whom to produce and the
repercussions of globalization on regionalization, with emphasis on the backlands of Alagoas. In this
sense, it puts into question the importance of socio-cognitive educational practice opposing memoirist
or mechanical learning based on readings of Ausubel (theory of meaningful learning), Brunner (theory
of instruction), Piaget (psychogenic theory), Vygotsky (socio-interativista theory) and Foulin Mouchon
and dealing specifically with how to conduct reflections from the didactic and pedagogical actions we
perform in teaching and learning.
Keywords: Concept Maps. Economic Science. Public Administration.

Biografia do Autor

Ricardo Santos de Almeida, UNEAL UFAL/UAB

Mestrando Geografia na Universidade Federal de Sergipe, Professor-Pesquisador II no curso Geografia
Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Professor Contratado da Universidade Estadual de
Alagoas (UNEAL), Pesquisador do NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL), Maceió, Alagoas; ricardosantosal@gmail.com.

Referências

Equipe de Professores da USP. Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 2000.

HELLER, A. O cotidiano e a História. 4. ed. Tradução do original alemão: Alltag und Geschichte. Zur

sozialistischen Gesellschaftslehre. 1970.

HUGON, E. K. História das doutrinas econômicas, São Paulo: Atlas, 1996.

MONTORO FILHO, A. F. Contabilidade Social: uma introdução à macroeconomia. São Paulo: Atlas,

PROGRAMA ESPECIAL PARA FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS - PROESP/UNEAL.

Administração Pública. Disponível em: <https://sites.google.com/site/proespsite/>. Acesso em: 18 out.

TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Revista eletrônica Ciência e Cognição. V. 12. Rio de

Janeiro, 2007.

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO