https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/issue/feed EXTIFAL 2016-01-04T09:30:56-03:00 Revista de Extensão do Instituto Federal de Alagoas proex.ifal@gmail.com Open Journal Systems <span>Revista de Extensão do Instituto Federal de Alagoas</span> https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/169 Folha de Rosto 2015-01-17T03:48:09-03:00 Editorial IFAL revista.educte@ifal.edu.br 2015-01-17T02:47:43-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/170 Corpo Editorial 2015-01-17T03:48:09-03:00 Editorial IFAL revista.educte@ifal.edu.br <p class="western">Mistério da Educação</p><p>Secretaria de Educação Profissional Tecnológica</p><p>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas</p><p> </p><p> </p><p> </p><p> </p><p> </p><p> </p><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><tbody><tr><td valign="top" width="307"><p><strong>Reitor</strong></p><p>Sérgio Teixeira Costa</p><p> </p><p><strong>Pró-Reitor</strong> <strong>de Extensão</strong></p><p>Altemir João Secco</p><p> </p><p><strong>Pró-Reitor</strong> <strong>de Ensino</strong></p><p>Luiz Henrique de Gouvêa Lemos</p><p> </p><p><strong>Pró-Reitor</strong> <strong>de Pesquisa e Inovação</strong></p><p>Carlos Henrique Almeida Alves</p><p> </p><p><strong>Pró-Reitor</strong> <strong>de Administração e Planejamento</strong></p><p>Wellington Spencer Peixoto</p><p> </p><p><strong>Pró-Reitor</strong> <strong>de Desenvolvimento Institucional</strong></p><p>José Jonas de Melo Alves</p><p> </p></td><td valign="top" width="307"><p><strong>Conselho Editorial</strong></p><p> </p><p><strong>Presidente</strong></p><p>Jonison Alves da Silva</p><p> </p><p><strong>Secretário</strong></p><p>Cícero Julião da Silva Júnior</p><p> </p><p><strong>Revisores de textos</strong></p><p>Maria Luciane da Silva</p><p>Maria Lucilene da Silva</p><p>Agnaldo Pedro Santos Filho</p><p> </p><p><strong>Revisores de Normas Técnicas</strong></p><p>Eunícia Maria Canuto Torres</p><p>Manoel Santos da Silva</p><p> </p><p><strong>Bibliotecária</strong></p><p>Eunícia Maria Canuto Torres</p><p> </p><p><strong>Produtor Gráfico</strong></p><p>Gilton José Ferreira</p><p> </p><p> </p><p> </p><br /><p><strong>Capa</strong></p><p>Gisela Lima Conti</p><p>Heráclito de Almeida Ávila Júnior</p><p>Natália Júlia Batista Dória Silveira</p><p> </p><p> </p><p> </p></td></tr></tbody></table> 2015-01-17T02:54:44-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/171 A SUSTENTABILIDADE ADQUIRIDA ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DO PNEU: UMA ALTERNATIVA DE INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE DE POEIRA PARA GERAÇÃO DE RENDA 2015-01-17T03:48:09-03:00 da Conceição Andressa Lopes revista.educte@ifal.edu.br Andréa Maria da Rocha Izidro revista.educte@ifal.edu.br Rosana Pereira da Silva revista.educte@ifal.edu.br Adelmo Lima Bastos revista.educte@ifal.edu.br <p>A extensa produção de automóveis no mundo causa o descarte inadequado de pneus, um<br />material que é pouco reciclado. A população apenas visualiza esses impactos quando existe<br />o agravamento dos problemas de saúde para as comunidades, que sofrem com a<br />proliferação da dengue. O presente projeto teve como foco promover a percepção através<br />da educação ambiental de cinquenta moradores do bairro da Poeira, no município de<br />Marechal Deodoro, sobre a importância de se reutilizar o pneu, aliando esse processo à<br />geração de renda extra. As atividades foram executadas através de palestras e oficinas<br />desenvolvidas no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, câmpus Marechal Deodoro, no<br />período compreendido entre abril e novembro de 2013.</p> 2015-01-17T03:46:59-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/403 A INTERVENÇÃO URBANA COMO PRÁTICA SOCIAL: A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO URBANO ATRAVÉS DA ARTE 2016-01-04T09:29:11-03:00 Daniel Cavalcante da Silva revista.educte@ifal.edu.br Bianca Vanderlei de Melo Oliveira revista.educte@ifal.edu.br Arlindo da Silva Cardoso revista.educte@ifal.edu.br Eliza Magna de Souza Barbosa revista.educte@ifal.edu.br <p>A intervenção urbana, além de um movimento artístico da contemporaneidade, possui um caráter <br />social na atuação do indivíduo com o meio em que vive. Uma das expressões artísticas mais <br />vibrantes, a intervenção urbana tem uma profusão de possibilidades muito grande por meio das <br />artes visuais, do teatro, da dança, da arquitetura, entre outras áreas que fomentam a criação dos <br />trabalhos. O relato de experiência, evidenciando algumas das atividades práticas desenvolvidas <br />pelo Curso de Intervenções Urbanas em 2013, é o enredo do presente artigo. O curso de extensão <br />teve como objetivo promover as relações sociais, principalmente entre a comunidade interna e <br />externa ao IFAL, e a utilização das intervenções urbanas na formação do pensamento crítico e <br />argumentativo, bem como da expressão artística e cultural dos participantes.</p> 2016-01-04T09:28:30-03:00 Copyright (c) 2016 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/172 AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTUDO DE CASO DO IFAL - CÂMPUS MURICI 2015-01-17T03:52:28-03:00 Ana Paula Aquino Benigno revista.educte@ifal.edu.br Evaniely Letícia Ferreira Onório revista.educte@ifal.edu.br Catarina Jesus Raimundo de Melo revista.educte@ifal.edu.br <p>O presente trabalho foi realizado como etapa inicial no projeto de extensão que abordava a<br />produção de jornal de química como ferramenta de inclusão e desenvolvimento de<br />habilidades de leitura e escrita. Essa etapa inicial (atividade de pesquisa) teve como<br />objetivo avaliar os hábitos de leitura de alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto<br />Federal de Alagoas - IFAL, câmpus Murici. A amostra foi composta por 99 alunos do 2º<br />ano do Ensino Médio Integrado - cursos Agroindústria e Agroecologia, pertencentes ao<br />período matutino e vespertino do Instituto supracitado. O instrumento utilizado foi um<br />questionário, sendo a participação dos alunos voluntária, e sem identificação. Dentre os<br />diversos resultados obtidos, destaca-se que a maior parte dos alunos passa até uma hora<br />lendo, tempo este inferir ao assistindo televisão, que corresponde a quatro horas ou mais<br />durante um dia. Além disso, durante as aulas de química a maior quantidade de discentes<br />informou não ter participado de nenhuma atividade que incentivasse à leitura. Pesquisas<br />dessa natureza possibilitam conhecer, refletir e propor atividades diferenciais nas aulas,<br />principalmente, de química, que possam incentivar/estimular ao desenvolvimento do hábito<br />da leitura.</p> 2015-01-17T03:52:28-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/173 CAMINHAR NO CÂMPUS: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS 2015-01-17T03:55:54-03:00 Maurício Ricardy Batista Ramos revista.educte@ifal.edu.br <p>É sabido que atividade física na terceira idade é buscada, principalmente, com o objetivo de<br />melhorar a saúde dos praticantes. Com este intuito, o projeto Caminhar no Campus - que<br />acontece no Instituto Federal de Alagoas, Câmpus Palmeira dos Índios - tem como objetivo<br />a prática da caminhada com pessoas da terceira idade, com o propósito de melhorar a saúde<br />dos praticantes, bem como promover a socialização entre eles, buscando melhoras nas<br />doenças crônicas não transmissíveis e na qualidade de vida. Esse estudo é qualitativo,<br />exploratório-descritivo e trata-se de um estudo de caso. Através da teoria das<br />representações sociais buscou-se identificar o grau de satisfação dos participantes e,<br />verificou-se que as suas representações apontam para benefícios adquiridos com a atividade<br />física. As categorias de análise foram criadas através de entrevistas, a fim de analisar os<br />dados como saúde, boa disposição e socialização. As representações dos benefícios<br />apontados pelos participantes indicam que houve melhoramento na disposição, na<br />qualidade de vida e redução de fármacos utilizados para controle de doenças crônicas como<br />diabetes e hipertensão.</p> 2015-01-17T03:55:53-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/174 FABRICAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO A PARTIR DE ÓLEOS DE FRITURA NO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL 2015-01-17T03:57:32-03:00 Ronny Francisco de Souza revista.educte@ifal.edu.br <p>Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem levado a busca por práticas<br />mais sustentáveis. Nesse sentido foi trabalhado no âmbito das atividades de extensão do<br />PROJET 2013 do IFAL, campus Piranhas, o Projeto de extensão Sabão Ecológico que teve<br />por objetivo conscientizar profissionais de restaurantes locais, acerca do descarte incorreto<br />do óleo de fritura, que após coletado, foi usado na produção de um sabão caseiro de boa<br />qualidade para comunidade. Dois públicos alvos foram contemplados no trabalho: as mães<br />que compõem a Pastoral da Criança e as alunas do curso básico de fabricação de produtos<br />de limpeza do programa federal Mulheres Mil. No projeto Sabão Ecológico trabalhou-se os<br />conteúdos de Química, de forma teórica e experimental, através de misturas, soluções,<br />noções de segurança e reações químicas, ao mesmo tempo em que se abordaram conteúdos<br />de ecologia e meio ambiente.</p> 2015-01-17T03:57:31-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/175 GESTÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS NO ANO DE 2013 2015-01-17T04:01:08-03:00 José Hélio dos Santos jheliosantos@gmail.com José Lins de Oliveira jlinsoliveira@hotmail.com Talita Maria Gomes de Morais talitamgm@hotmail.com <p>O presente artigo versa sobre a gestão dos projetos de extensão do Instituto Federal de<br />Alagoas, Campus São Miguel dos Campos no ano de 2013, feita pela Coordenação de<br />Extensão do referido Campus. Gerenciar projetos com objetivos, metodologias,<br />cronogramas, pessoas e demandas diferentes, requer atenção e organização. Este artigo<br />tenta mostrar a dinâmica e as vantagens de se trabalhar com atividades relacionadas à<br />extensão, apresentando as dificuldades e as soluções encontradas dentro de uma unidade de<br />ensino voltada para a formação de profissionais de segurança do trabalho de nível médio,<br />de forma a garantir a permanente união entre ensino e extensão; utilizando-se de<br />regulamentações internas próprias que regem a execução das ações de extensão, elaboradas<br />pela Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas e ainda de ferramentas<br />administrativas para atingir o objetivo máximo, que é o de levar os conhecimentos<br />adquiridos em sala para a comunidade externa ao campus.</p> 2015-01-17T04:01:08-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/176 INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA: ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO INFORMATIZAR PARA INCLUIR – CAMPUS MACEIÓ 2015-01-17T04:05:47-03:00 Claudio José dos Santos Júnior revista.educte@ifal.edu.br Joanna Julia Silva revista.educte@ifal.edu.br Marcio de Carvalho Gobbi extensao.ifal2@gmail.com <p>Este artigo apresentará a experiência de inclusão digital realizada pelo Projeto de Extensão<br />“Informatizar Para Incluir”, do IFAL – Campus Maceió. De um modo geral, o projeto<br />objetivou a oferta de capacitação em Informática Básica para moradores de comunidades<br />carentes da cidade de Maceió, e envolveu um total de 30 participantes, os quais foram<br />atendidos pela capacitação que teve duração de 50 horas e que abordou como tema central<br />os seguintes módulos (tópicos): Introdução a Informática e Sistema Operacional, Editor de<br />Texto Aplicado, Planilha Eletrônica, Gerenciador/Editor de Apresentações e Internet.<br />Como resultado do Projeto, verificou-se que, a partir do conhecimento transmitido durante<br />a capacitação, os participantes apresentaram um desenvolvimento positivo em relação à<br />absorção do conteúdo abordado e sua aplicabilidade, tal como a utilização das redes sociais<br />e a manipulação das funcionalidades básicas do computador. Concluiu-se que o Projeto<br />“Informatizar Para Incluir” cumpriu com a sua função, de promover a inclusão digital, e<br />contribuiu significativamente para uma nova dimensão da cidadania, considerando as novas<br />possibilidades e alternativas de inclusão informacional e cognitiva propiciadas pelo contato<br />com o universo das novas tecnologias.</p> 2015-01-17T04:05:47-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/177 RECICLANDO O E-LIXO: POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO ELETRÔNICO 2015-01-17T04:08:33-03:00 Rafael Santos da Silva rafaelpenedo2008@hotmail.com Cleylton Bezerra Lopes cleylton_7@hotmail.com <p>O Projeto Reciclando o E-lixo buscou a conscientização da população, por meio de<br />palestras nas escolas e atos de panfletagem na cidade de Penedo/AL, mostrando a maneira<br />adequada de como dar fim as pilhas, baterias, celulares, computadores, impressoras, por<br />exemplo, para diminuir a acumulação desse tipo de lixo no meio ambiente, que causa<br />diversos impactos negativos a este, consequentemente melhorando a qualidade de vida da<br />população. O presente trabalho foi realizado entre Março e Novembro de 2013, e teve como<br />um dos principais objetivos a coleta e a destinação do material proveniente do lixo<br />eletrônico para o projeto PET da UFAL – que auxiliou na destinação de pilhas e baterias – e<br />para a empresa denominada Macrocoop, que realiza a prática da reciclagem do lixo<br />eletrônico para oferecer às cooperativas de menor poder aquisitivo, computadores em pleno<br />uso. Verificou-se que ao término do projeto, ocorreu a conscientização da população e, bem<br />como a redução de muitos itens provenientes do lixo eletrônico na cidade.</p> 2015-01-17T04:08:33-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/178 RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: A VISÃO DE ALGUNS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ARAPIRACA – AL SOBRE A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO 2015-01-17T04:11:35-03:00 José Roberto Teixeira Campos revista.educte@ifal.edu.br Gabriel Barbosa Pereira revista.educte@ifal.edu.br Marcos Gleysson Silva do Nascimento revista.educte@ifal.edu.br <p>A visão de professores de matemática do ensino médio de Arapiraca-AL acerca da<br />utilização de softwares matemáticos, a citar o GeoGebra, WinPlot, Maxima e Latex, como<br />ferramentas metodológicas de ensino na educação constitui o objetivo central desse<br />trabalho. Os dados foram colhidos ao longo do desenvolvimento dos encontros do projeto,<br />por meio de questionário e de diálogo realizado com os participantes no último encontro. O<br />projeto de extensão Recursos Computacionais para o Ensino da Matemática oferecido pelo<br />Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, mediante coordenação do professor José<br />Roberto Teixeira de Campos, desenvolveu-se através da realização de dezesseis encontros,<br />com participação efetiva de dez docentes. Os dados apurados serviram de base para a<br />exposição dos resultados no presente trabalho como também para o levantamento das<br />discussões existentes sobre a utilização dos recursos computacionais (Tecnologias de<br />Informação e Comunicação) no ensino da Matemática.</p> 2015-01-17T04:11:35-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/179 REUTILIZAÇÃO DA GARRAFA PET COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESTUDO DE CASO 2015-01-17T04:14:41-03:00 Raqueliane Martins dos Santos revista.educte@ifal.edu.br Emmanoely Roberta Alves Medeiros revista.educte@ifal.edu.br Ana Paula Santos de Melo Fiori revista.educte@ifal.edu.br <p>O presente trabalho trata de um projeto sobre confecção de brinquedos com garrafa PET<br />para redução de resíduos descartados, de tal forma que a partir da educação ambiental no<br />Ensino Fundamental possa chegar aos mais velhos através de seus filhos, proporcionando a<br />mudança de pensamento, devido essa problemática do consumismo desenfreado e a forma<br />dos resíduos serem mal depositados. Assim buscando minimizar esses problemas para uma<br />melhor qualidade de vida desta e da geração futura. Para fixação de conteúdo sobre meio<br />ambiente foi realizado ciclo de palestras, e para confecção de brinquedos, oficinas de<br />montagem dentro da escola onde os participantes estudam. Foram debatidas questões<br />sociais, ambientais e econômicas, ampliando o conhecimento deles, através da<br />conscientização ambiental quanto à percepção e preocupação com o meio ambiente. Logo<br />foi possível observar uma melhora através das palestras, após a sua realização, as crianças<br />estão apta para utilizar o conceito dos 3R’s como oportunidade de renda, através do<br />Empreendedorismo Sustentável, possibilitando o crescimento econômico do município.<br />Com o intuito de abranger o projeto a outras comunidades através da venda dos materiais<br />confeccionados produzindo renda, além da multiplicação da cultura da reciclagem para a<br />cidade de Marechal Deodoro.</p> 2015-01-17T04:14:41-03:00 Copyright (c) 2015 EXTIFAL https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/article/view/404 PERCURSOS DO CONCEITO E DA IMAGEM EM ESPAÇOS DE MEMÓRIA EM ALAGOAS 2016-01-04T09:30:56-03:00 Tiago do Rosário Silva revista.educte@ifal.edu.br <p>Este trabalho é uma análise da experiência de uma ação de extensão realizada durante o ano de <br />2013 no IFAL/Maceió. A referida ação foi realizada no formato de curso de extensão que se <br />intitulou Conceito e Imagem: Itinerários de Filosofia e Literatura. Com o propósito de diversificar <br />e ampliar a relação dos jovens com a literatura e a filosofia, fazendo uso para isso, além dos textos, <br />de espaços de memória. Tais espaços, os museus, proporcionam uma reflexão acerca da cultura <br />local de modo especial, uma vez que a maioria dos museus de Maceió é constituída da memória <br />local. Neles, fazíamos uma visita, com debate a partir de uma leitura literária anterior a o encontro, <br />e neste processo alcançamos frutos, uma vez que muitos dos participantes ainda não conheciam a <br />maior parte dos textos lidos, e por outro lado, não haviam pensado ainda a sua relação com a <br />filosofia. Portanto, o maior objetivo do curso, proporcionar uma experiência filosófico-literária <br />fazendo uso dos museus foi alcançado, isto é perceptível nas falas que os participantes proferiram <br />a partir de suas experiências durante o curso.</p> 2016-01-04T09:30:56-03:00 Copyright (c) 2016 EXTIFAL