RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTRATÉGIA EXTENSIONISTA NO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENEM PARA PROMOVER O ACESSO, A PERMANÊNCIA E O ÊXITO ESCOLAR

  • Maria Célia Tavares Instituto Federal de Alagoas
  • Ana Carolina Fradique de Lyra Instituto Federal de Alagoas

Resumo

O presente relato de experiência descreve a ação extensionista QuiRevisão, realizada pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca com o objetivo de preparar estudantes para a prova de Química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O curso, ofertado de forma online com carga horária de 30 h, foi estruturado em blocos temáticos que contemplaram aulas gravadas, encontros síncronos semanais, enfatizando a discussão sobre temas transversais e aplicação de quatro simulados no formato da avaliação nacional. Participaram 65 estudantes oriundos do IFAL, da rede pública estadual e egressos do ensino médio, dos quais 97% realizaram as atividades em todo o percurso e 77% concluíram o curso com o cumprimento das exigências estabelecidas previamente para a obtenção do certificado, como participação dos encontros, das discussões e dos simulados. Os resultados revelaram elevado engajamento, com bom nível de adesão e permanência até o final, e impacto positivo na apropriação de conteúdos de Química, uma vez que todas as 15 questões da área presentes no ENEM 2024 foram contempladas no planejamento do curso, sendo cinco delas praticamente idênticas às abordadas nos simulados. Os feedbacks dos participantes evidenciaram a clareza didática, a relevância da abordagem estratégica e a contribuição para a autonomia de estudo. A experiência demonstra o papel da extensão como espaço de mitigação das lacunas deixadas pelo Novo Ensino Médio e de promoção da democratização educacional, ao favorecer simultaneamente o acesso, a permanência e o êxito escolar. Conclui-se que iniciativas como o QuiRevisão fortalecem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e reafirmam o compromisso social da instituição com a formação cidadã.

Publicado
2025-10-22
Como Citar
TAVARES, M. C.; FRADIQUE DE LYRA, A. C. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTRATÉGIA EXTENSIONISTA NO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENEM PARA PROMOVER O ACESSO, A PERMANÊNCIA E O ÊXITO ESCOLAR. Extifal, v. 3, n. 1, p. 75-85, 22 out. 2025.
Seção
Relato de Experiência