EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE DIÁLOGO UNIVERSIDADE-CÁRCERE-COMUNIDADE (GDUCC) NAS INSTITUIÇÕES CARCERÁRIAS DA COMARCA DE MARINGÁ-PR

Resumo

O Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC) é um Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que tem por objetivo a promoção de encontros e diálogos autênticos, simétricos, horizontais e transdisciplinares entre universitários, pessoas da comunidade e pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade conforme a Lei de Execução Penal, visando construir uma “ponte” entre integrantes da sociedade livre e pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e Casa de Custódia de Maringá (CCM). No ano letivo de 2025 foram selecionados 18 discentes da UEM e 2 pessoas da comunidade externa para realizarem as atividades práticas na CCM e na PEM; com 10 pessoas encarceradas e 10 da comunidade em cada unidade prisional. O bate-papo simples permitiu o resgate de momentos de convívio harmônico entre pessoas, especialmente àqueles que estão em cumprimento de pena privativa de liberdade. Em relação aos participantes da comunidade, no momento em que tiveram a oportunidade de entrar em uma instituição estatal promotora de situação de vulnerabilidade social por meio de um projeto extensionista de uma Universidade Pública, conseguiram refletir a respeito da condição humana e buscar melhores conhecimentos para o aperfeiçoamento pessoal.

Biografia do Autor

Alexandre Ribas de Paulo, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre e Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC), na área de Direito, Estado e Sociedade; Pós-Doutorado em Direito, Política e Sociedade pelo PPGD/UFSC. Professor Associado lotado no Departamento de Direito Privado e Processual Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde ministra a matéria de Direito Processual Penal I.

Franciele Holanda de Moura, Conselho da Comunidade de Execuções Penais da Comarca de Maringá

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade do Noroeste Paranaense - FANP (2012). Possui especialização em Saúde Mental pela Faculdade do Paraíso do Norte - FAPAN (2015). Especialização em Serviço Social e o Debate Contemporâneo pela Faculdade Dom Bosco. Atualmente é Assistente Social do Conselho da Comunidade de Execuções Penais da Comarca de Maringá/PR.

Valine Castaldelli Silva, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Ciências Penais pela mesma universidade. Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar. Doutora em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Professora Adjunta lotada no Departamento de Direito Privado e Processual (DPP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lecionando as disciplinas de Direito Processual Penal I, Prática Processual Penal I e II.

Publicado
2025-10-22
Como Citar
RIBAS DE PAULO, A.; HOLANDA DE MOURA, F.; CASTALDELLI SILVA, V. EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE DIÁLOGO UNIVERSIDADE-CÁRCERE-COMUNIDADE (GDUCC) NAS INSTITUIÇÕES CARCERÁRIAS DA COMARCA DE MARINGÁ-PR. Extifal, v. 3, n. 1, p. 153-163, 22 out. 2025.
Seção
Relato de Experiência