HORTA ESCOLAR: UM ELO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA ADOTANDO PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACESSÍVEIS NA PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR COM O MEIO AMBIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O artigo relata e avalia as experiências adquiridas na execução de um projeto de extensão do Instituto Federal de Alagoas, com alunas (bolsistas de extensão) do curso Tecnológico em Gestão Ambiental e do curso técnico integrado em Meio Ambiente sob a coordenação de uma nutricionista. O projeto teve início no mês de março e foi encerrado em outubro de 2011. Pensando em contribuir para a saúde das famílias dos alunos do IFAL e com o intuito de estimular o elo entre a família e a escola, este trabalho teve a finalidade de instrumentalizar os participantes do projeto com noções de alimentação e nutrição e conteúdos de meio ambiente. O projeto foi executado no município de Marechal Deodoro/AL, com participação da comunidade do IFAL (pais e alunos) e comunidade externa (morados do município). Diversas faixas etárias participaram do projeto, jovens, adultos e idosos, no total de 154 pessoas. As atividades foram planejadas e executadas em módulos: 1. Planejamento e divulgação do curso; 2. Sensibilização e formação do grupo de participantes; 3. Aula expositiva de Alimentação saudável; 4. Aula expositiva de Educação ambiental; 5. Oficina culinária com foco no Aproveitamento integral de alimentos; 6. Aula demonstrativa para produção de uma horta em casa. O projeto atendeu seus objetivos, permitindo que as bolsistas passassem seus saberes científicos, operacionalizando a relação teoria e prática. Da mesma forma, o público participante demonstrou interesse e conhecimento após a realização dos módulos, quando foram realizadas atividades de avaliação dos conteúdos.
Publicado
2015-01-17
Como Citar
RIBEIRO, L. C. DE M. P.; LINS, T. O.; LIMA, E. C. A. DE; SANTOS, R. S. HORTA ESCOLAR: UM ELO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA ADOTANDO PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACESSÍVEIS NA PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR COM O MEIO AMBIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Extifal, v. 1, n. 1, 17 jan. 2015.
Edição
Seção
Artigo