A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR LUIZ CAVALCANTE
Resumo
O projeto “A educação ambiental como ferramenta de desenvolvimento sustentável: o caso da Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante”, promoveu aos alunos do 5° ano do ensino fundamental uma melhor conscientização sobre o que é a educação ambiental, com o intuito de se refletir no contexto geral da escola. Tendo como principal objetivo o reaproveitamento de materiais recicláveis que antes seriam jogados no lixo, produzindo assim objetos artesanais e brinquedos e uma melhor conscientização sobre a problemática ambiental. Para a execução do projeto, desenvolveu-se uma metodologia através de módulos mensais, e para cada módulo eram abordados temas diferenciados, tais quais: O que é meio ambiente; Modos de preservação do meio ambiente; Importância dos recursos naturais; Importância da reciclagem. E para melhor entendimento das crianças, como estratégias de educação ambiental, utilizaram-se: palestras, jogos lúdicos, atividades de percepção visual, filmes e oficinas. Ao final do projeto, pudemos observar resultados significativos que nos fizeram assimilar que essa forma didática de trabalho com crianças torna-se indispensável, pois demonstraram fácil absorção do conteúdo, tornando-se, assim, agentes multiplicadores da informação, uma vez que há uma integração diferenciada na execução do projeto.
Publicado
2015-01-15
Como Citar
LOPES, A. DA C.; SILVA, B. L. G. DA; BASTOS, A. L. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR LUIZ CAVALCANTE. Extifal, v. 1, n. 1, 15 jan. 2015.
Edição
Seção
Artigo