EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte <p align="justify">A Educte é um instrumento de divulgação científica multidisciplinar do Instituto Federal de Alagoas, Brasil, em demandas espontâneas enviadas pelos autores.</p> <p align="justify">Editada pelo Conselho Editorial do IFAL, a Educte publica artigos de conteúdo original e resultados significativos em todas as áreas da ciência em conformidade com as areas especificas do CNPq e Capes.</p> <p align="justify"> Os artigos escritos em Português devem ser enviados por meio de submissão eletrônica no portal da revista, mediante chamadas e conforme as diretrizes para autores.</p> <p align="justify">O conteúdo da revista é livre e não há cobranças para submissão de artigo.</p> pt-BR conselhoeditorial@ifal.edu.br (Conselho Editorial do IFAL) educte@ifal.edu.br (Gerência Educte) Mon, 06 May 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente v. 15 jan./dez. 2024. https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2096 Edcleyton Bruno Fernandes da Silva Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2096 Mon, 06 May 2024 16:58:24 -0300 O acesso à informação no Brasil https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2095 Editorial. Dalgiza Andrade de Oliveira, Edivanio Duarte de Souza Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2095 Mon, 06 May 2024 00:00:00 -0300 Thermal homogenization of lightweight concrete using mean field micromechanical models https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2060 Os modelos micromecânicos de campos médios são amplamente utilizados para a homogeneização de materiais heterogêneos com inclusões randômicas. O avanço da teoria da inclusão equivalente permitiu a determinação das propriedades físicas efetivas para diversos materiais compósitos. Com as propriedades de suas fases e as equações dos modelos propostos, pode-se realizar a homogeneização para a verificação com resultados experimentais. Este trabalho demonstra a obtenção das propriedades térmicas para aplicação na construção do concreto leve. Verifica-se que, com uma boa caracterização experimental das fases, é possível dispor de resultados analíticos que possibilitam um procedimento de escolha do percentual de inclusões no concreto, considerando a massa específica requerida e o desempenho térmico do material. Rodrigo Mero Sarmento, Matheus Barbosa Moreira Cedrim Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2060 Thu, 18 Jan 2024 00:00:00 -0300 O checklist como instrumento de avaliação https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2046 Este artigo discorre sobre os desafios e obstáculos que permeiam o exercício da docência no ensino de enfermagem em centro cirúrgico. Neste sentido, tem como objetivo analisar o desempenho de enfermeiros como docentes no ensino de enfermagem cirúrgica, a partir da correlação entre teoria e prática. Trata-se de pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa-ação, cuja coleta de dados transcorrerá pela entrevista semiestruturada e pela observação do desempenho dos alunos em atividades propostas, mediadas pela articulação teórico-prática. A fundamentação teórica e embasa no conceito de habitus, de Pierre Bourdieu (1994). O checklist para relato de competências e habilidades técnicas foi moldado em dez itens que contemplam conteúdos que figuram como a base para a assistência perioperatória de enfermagem dentro de uma perspectiva prática e que se confronta com o processo de formação do curso técnico de enfermagem. Espera-se contribuir com a aquisição de habilidades técnicas e competências teóricas por parte dos alunos, mitigando as fronteiras que existem entre o conhecimento técnico e científico. Dadas as condições impostas pelo período pandêmico, que ocasionaram a inviabilidade da coleta do material empírico, a partir da produção do checklist, não foi possível vislumbrar resultados que evidenciassem as contribuições no campo teórico-prático, fato que remete às considerações que compõem as conclusões deste artigo. Diante da importância deste estudo, é considerável que sejam criadas oportunidades para constatação de possibilidades almejadas à adoção do enfermeiro-docente. Meire Barroso Loureto, Sheilla Silva da Conceição, José Alex Alves dos Santos, Fábio Marques Bezerra Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2046 Thu, 18 Jan 2024 00:00:00 -0300 O papel das plataformas de ensino na transformação digital da educação https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2089 A transformação digital tem tido um impacto significativo no campo da educação, as plataformas de ensino desempenham um papel fundamental nesse processo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as plataformas de ensino auxiliam nos processos de transformação digital da educação, com foco nas políticas e práticas institucionais. Como metodologia foi realizada uma revisão sistemática de literatura que abrangeu um período de tempo específico e buscou identificar as políticas adotadas pelas instituições de ensino e as práticas implementadas por meio das plataformas de ensino. Como resultado foram apresentadas recomendações para orientar instituições de ensino na adoção efetiva das plataformas de ensino e no aproveitamento dos benefícios da transformação digital na educação. Philipe Lage Augusto Rodrigues, Renata de Souza da Silva Tolentino, Amanda Damasceno de Souza Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2089 Fri, 26 Jan 2024 00:00:00 -0300