https://periodicos.ifal.edu.br/educte/issue/feed EDUCTE | Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas 2024-09-09T12:03:30-03:00 Comitê Editorial - Educte educte@ifal.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Educte (ISSN 2238-9849) </strong>é um periódico científico o<em>n-line</em> do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), de caráter multidisciplinar, dedicada à divulgação de pesquisas originais e estudos relevantes em diversas áreas do conhecimento, em conformidade com as classificações do CNPq e da Capes. Editada pelo Conselho Editorial do Ifal, recebe trabalhos em fluxo contínuo, por meio de submissão eletrônica no portal da revista, seguindo as diretrizes para autores. Sua publicação é anual, e os trabalhos publicados evidenciam o compromisso com a produção científica de qualidade. O acesso é totalmente livre e não há cobrança de taxas de submissão ou publicação.</p> https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2096 Expediente v. 15 jan./dez. 2024. 2024-05-06T17:55:35-03:00 Edcleyton Bruno Fernandes da Silva biblioebfs@yahoo.com.br 2024-05-06T16:58:24-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2095 O acesso à informação no Brasil 2024-05-06T17:55:35-03:00 Dalgiza Andrade de Oliveira dalgizamg@ufmg.br Edivanio Duarte de Souza edivanio.duarte@ichca.ufal.br Editorial. 2024-05-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2060 Thermal homogenization of lightweight concrete using mean field micromechanical models 2024-07-01T17:04:23-03:00 Rodrigo Mero Sarmento rodrigo.mero@gmail.com Matheus Barbosa Moreira Cedrim matheuscedrim@hotmail.com Os modelos micromecânicos de campos médios são amplamente utilizados para a homogeneização de materiais heterogêneos com inclusões randômicas. O avanço da teoria da inclusão equivalente permitiu a determinação das propriedades físicas efetivas para diversos materiais compósitos. Com as propriedades de suas fases e as equações dos modelos propostos, pode-se realizar a homogeneização para a verificação com resultados experimentais. Este trabalho demonstra a obtenção das propriedades térmicas para aplicação na construção do concreto leve. Verifica-se que, com uma boa caracterização experimental das fases, é possível dispor de resultados analíticos que possibilitam um procedimento de escolha do percentual de inclusões no concreto, considerando a massa específica requerida e o desempenho térmico do material. 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2046 O checklist como instrumento de avaliação 2024-07-10T09:00:37-03:00 Meire Barroso Loureto assessoria.ivana@gmail.com Sheilla Silva da Conceição sheilasilva@gmail.com José Alex Alves dos Santos joselaex@gmail.com Fábio Marques Bezerra fab.mb@hotmail.com Este artigo discorre sobre os desafios e obstáculos que permeiam o exercício da docência no ensino de enfermagem em centro cirúrgico. Neste sentido, tem como objetivo analisar o desempenho de enfermeiros como docentes no ensino de enfermagem cirúrgica, a partir da correlação entre teoria e prática. Trata-se de pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa-ação, cuja coleta de dados transcorrerá pela entrevista semiestruturada e pela observação do desempenho dos alunos em atividades propostas, mediadas pela articulação teórico-prática. A fundamentação teórica e embasa no conceito de habitus, de Pierre Bourdieu (1994). O checklist para relato de competências e habilidades técnicas foi moldado em dez itens que contemplam conteúdos que figuram como a base para a assistência perioperatória de enfermagem dentro de uma perspectiva prática e que se confronta com o processo de formação do curso técnico de enfermagem. Espera-se contribuir com a aquisição de habilidades técnicas e competências teóricas por parte dos alunos, mitigando as fronteiras que existem entre o conhecimento técnico e científico. Dadas as condições impostas pelo período pandêmico, que ocasionaram a inviabilidade da coleta do material empírico, a partir da produção do checklist, não foi possível vislumbrar resultados que evidenciassem as contribuições no campo teórico-prático, fato que remete às considerações que compõem as conclusões deste artigo. Diante da importância deste estudo, é considerável que sejam criadas oportunidades para constatação de possibilidades almejadas à adoção do enfermeiro-docente. 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2089 O papel das plataformas de ensin The Role of Teaching Platforms in the Digital Transformation of Education: A Systematic Review of Institutional Policies and Practices 2024-05-06T18:05:14-03:00 Philipe Lage Augusto Rodrigues philipelagge@gmail.com Renata de Souza da Silva Tolentino rsousa@fumec.br Amanda Damasceno de Souza amanda.dsouza@fumec.br The digital transformation has had a significant impact on the field of education, with teaching platforms playing a crucial role in this process. This research aimed to analyze how teaching platforms assist in the digital transformation of education, focusing on institutional policies and practices. The methodology involved a systematic literature review covering a specific time period, seeking to identify the policies adopted by educational institutions and the practices implemented through teaching platforms. The results provided recommendations to guide educational institutions in the effective adoption of teaching platforms and the leveraging of the benefits of digital transformation in education. 2024-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2062 Agronomic characteristics of corn hybrids for grains in the hinterland of Alagoas 2024-07-04T19:27:45-03:00 André Anjos Correia andreanjos53@gmail.com Winandy Araújo Freire araujo.winandy@gmail.com Thiago Pereira da Silva thiagopdseng@gmail.com Jean Tavares Ferreira jeantavares2015@gmail.com Maria Amanda Barbosa Gonçalves amandagoncalves3219@gmail.com Ênio Gomes Flôr Souza enio.souza@ifal.edu.br Corn in Sertão Alagoano is largely produced in rainfed areas and is of great importance in human and animal nutrition. The use of inappropriate hybrids for grain production can compromise the productivity of this food. Thus, the appropriate choice of corn hybrid for rainfed cultivation is crucial for good productivity. Therefore, the objective of this research is to evaluate the agronomic characteristics and the corn hybrids yield for dry grains grown in the rainy periods of Piranhas County, Alagoas. The work was conducted in the experimental field of the Federal Institute of Alagoas, Piranhas Campus, from April 29 to August 25, 2021. The experimental outline was conceived in random blocks, with eight treatments and four repetitions, the compounds for the corn hybrids were: K9555 VIP3, R9080 PRO2, K9822 VIP3, K9510 Conventional, K9606 VIP3, K8774 PRO3, RB9006 PRO2 and 2B587 PW. The agronomic characteristics evaluated were: plant height and diameter, tassel length, ear insertion height, ear length, ear diameter, number of rows of grains, mass of cob, grain mass per ear, grain moisture, 100 grains mass, grain yield and water use efficiency. The hybrid K9555 VIP3 presented the best results to: plant height and water use efficiency, 158.80 cm; insertion height of the ear, 95.61 cm; grain yield, 3.43 t ha-1; water use efficiency and 1.29 kg m-3. As other alternatives, the hybrids K9606 VIP3 and K9822 VIP3 also showed good results for grain yield (3.21 t ha-1 and 3.10 t ha-1, respectively) and water use efficiency (1.21 kg m-3 and 1.17 kg m-3, respectively). The hybrid K9510 Conventional, as it is not a transgenic product, presented good characteristics for the refuge space. 2024-07-04T19:16:46-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2072 O uso de jogos lúdicos a partir de materiais recicláveis para alfabetização e a prática da Educação Ambiental no ambiente escolar 2024-09-09T11:57:03-03:00 José Caio jcaiosilva296@gmail.com Inglyds Jaiane Inglyds_lima@hotmail.com O presente artigo teve como objetivo, a alfabetização e a pratica da Educação Ambiental, com um grupo de alunos, das séries inicias do Fundamental I. Utilizando-se, jogos lúdicos, feitos a partir de materiais reutilizáveis, visando a alfabetização e estimulando a prática da Educação Ambiental no ambiente escolar. Enfatizando a Educação Ambiental, acompanhado da pedagogia e a licenciatura-letras português. Teve-se como linha de pesquisa, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I, em uma escola municipal, localizada no município de Marechal Deodoro - AL. O trabalho em questão, aplica-se a alfabetização e a coleta de materiais reutilizáveis, despertando um pensamento ambientalmente correto. E destacando, a importância da reciclagem e da reutilização no âmbito escolar. 2024-09-09T11:54:30-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2099 Development and Integration of Electromagnetic Technologies: Construction of Magnetization Device and Gaussmeter Based on Hall Effect Sensor for Application in VFMM 2024-09-09T12:03:30-03:00 Miguel De Araujo Pinto Coelho miguelaraujoclaro@outlook.com Marcos Antônio Cruz Moreira macruz@iff.edu.br Yonara Vanzeler De Souza yonara.vanzeler@gsuite.iff.edu.br Marcelo Amorim Pinho Andronico Mendes marceloandronico@gmail.com João Amaro Machado dos Santos j.j.james@hotmail.com Dalson Ribeiro Nunes d9r3n6@yahoo.com.br This article presents the construction and development of two interrelated projects: a magnetization device and a gaussmeter. Both use practical applications of electromagnetic concepts, providing a direct application of theory to functional devices. The integration of controlled magnetization and demagnetization technology has application in variable flux electrical machines(VFMM – Variable Flux Memory Machines).This is a relatively new topology of electrical machines, which demonstrates concern for performance and safety, aligning with the principles of optimization and energy efficiency. This article details the build, simulation and programming process, highlighting challenges faced such as sensor calibration and code optimization to ensure accurate and reliable readings. Furthermore, the relevance of these devices for practical applications in the laboratory and in the field is discussed, demonstrating their viability and importance in the context of research and technological development. The adoption of these technologies also has a positive impact on the environment and sustainability, as it allows the reduction of waste of magnetic materials and optimizes the use of energy. Energy efficiency and precision in the magnetization and demagnetization processes contribute to reducing the ecological footprint, in line with the sustainable practices necessary for environmental preservation 2024-09-09T12:02:19-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas