https://periodicos.ifal.edu.br/educte/issue/feed EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas 2024-07-01T17:04:23-03:00 Conselho Editorial do IFAL conselhoeditorial@ifal.edu.br Open Journal Systems <p align="justify">A Educte é um instrumento de divulgação científica multidisciplinar do Instituto Federal de Alagoas, Brasil, em demandas espontâneas enviadas pelos autores.</p> <p align="justify">Editada pelo Conselho Editorial do IFAL, a Educte publica artigos de conteúdo original e resultados significativos em todas as áreas da ciência em conformidade com as areas especificas do CNPq e Capes.</p> <p align="justify"> Os artigos escritos em Português devem ser enviados por meio de submissão eletrônica no portal da revista, mediante chamadas e conforme as diretrizes para autores.</p> <p align="justify">O conteúdo da revista é livre e não há cobranças para submissão de artigo.</p> https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2096 Expediente v. 15 jan./dez. 2024. 2024-05-06T17:55:35-03:00 Edcleyton Bruno Fernandes da Silva biblioebfs@yahoo.com.br 2024-05-06T16:58:24-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2095 O acesso à informação no Brasil 2024-05-06T17:55:35-03:00 Dalgiza Andrade de Oliveira dalgizamg@ufmg.br Edivanio Duarte de Souza edivanio.duarte@ichca.ufal.br Editorial. 2024-05-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2060 Thermal homogenization of lightweight concrete using mean field micromechanical models 2024-07-01T17:04:23-03:00 Rodrigo Mero Sarmento rodrigo.mero@gmail.com Matheus Barbosa Moreira Cedrim matheuscedrim@hotmail.com Os modelos micromecânicos de campos médios são amplamente utilizados para a homogeneização de materiais heterogêneos com inclusões randômicas. O avanço da teoria da inclusão equivalente permitiu a determinação das propriedades físicas efetivas para diversos materiais compósitos. Com as propriedades de suas fases e as equações dos modelos propostos, pode-se realizar a homogeneização para a verificação com resultados experimentais. Este trabalho demonstra a obtenção das propriedades térmicas para aplicação na construção do concreto leve. Verifica-se que, com uma boa caracterização experimental das fases, é possível dispor de resultados analíticos que possibilitam um procedimento de escolha do percentual de inclusões no concreto, considerando a massa específica requerida e o desempenho térmico do material. 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2046 O checklist como instrumento de avaliação 2024-05-06T17:55:35-03:00 Meire Barroso Loureto assessoria.ivana@gmail.com Sheilla Silva da Conceição sheilasilva@gmail.com José Alex Alves dos Santos joselaex@gmail.com Fábio Marques Bezerra fab.mb@hotmail.com Este artigo discorre sobre os desafios e obstáculos que permeiam o exercício da docência no ensino de enfermagem em centro cirúrgico. Neste sentido, tem como objetivo analisar o desempenho de enfermeiros como docentes no ensino de enfermagem cirúrgica, a partir da correlação entre teoria e prática. Trata-se de pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa-ação, cuja coleta de dados transcorrerá pela entrevista semiestruturada e pela observação do desempenho dos alunos em atividades propostas, mediadas pela articulação teórico-prática. A fundamentação teórica e embasa no conceito de habitus, de Pierre Bourdieu (1994). O checklist para relato de competências e habilidades técnicas foi moldado em dez itens que contemplam conteúdos que figuram como a base para a assistência perioperatória de enfermagem dentro de uma perspectiva prática e que se confronta com o processo de formação do curso técnico de enfermagem. Espera-se contribuir com a aquisição de habilidades técnicas e competências teóricas por parte dos alunos, mitigando as fronteiras que existem entre o conhecimento técnico e científico. Dadas as condições impostas pelo período pandêmico, que ocasionaram a inviabilidade da coleta do material empírico, a partir da produção do checklist, não foi possível vislumbrar resultados que evidenciassem as contribuições no campo teórico-prático, fato que remete às considerações que compõem as conclusões deste artigo. Diante da importância deste estudo, é considerável que sejam criadas oportunidades para constatação de possibilidades almejadas à adoção do enfermeiro-docente. 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2089 O papel das plataformas de ensino na transformação digital da educação 2024-05-06T18:05:14-03:00 Philipe Lage Augusto Rodrigues philipelagge@gmail.com Renata de Souza da Silva Tolentino rsousa@fumec.br Amanda Damasceno de Souza amanda.dsouza@fumec.br A transformação digital tem tido um impacto significativo no campo da educação, as plataformas de ensino desempenham um papel fundamental nesse processo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as plataformas de ensino auxiliam nos processos de transformação digital da educação, com foco nas políticas e práticas institucionais. Como metodologia foi realizada uma revisão sistemática de literatura que abrangeu um período de tempo específico e buscou identificar as políticas adotadas pelas instituições de ensino e as práticas implementadas por meio das plataformas de ensino. Como resultado foram apresentadas recomendações para orientar instituições de ensino na adoção efetiva das plataformas de ensino e no aproveitamento dos benefícios da transformação digital na educação. 2024-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas