https://periodicos.ifal.edu.br/educte/issue/feed EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas 2024-09-09T12:03:30-03:00 Conselho Editorial do IFAL conselhoeditorial@ifal.edu.br Open Journal Systems <p align="justify">A Educte é um instrumento de divulgação científica multidisciplinar do Instituto Federal de Alagoas, Brasil, em demandas espontâneas enviadas pelos autores.</p> <p align="justify">Editada pelo Conselho Editorial do IFAL, a Educte publica artigos de conteúdo original e resultados significativos em todas as áreas da ciência em conformidade com as areas especificas do CNPq e Capes.</p> <p align="justify"> Os artigos escritos em Português devem ser enviados por meio de submissão eletrônica no portal da revista, mediante chamadas e conforme as diretrizes para autores.</p> <p align="justify">O conteúdo da revista é livre e não há cobranças para submissão de artigo.</p> https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2096 Expediente v. 15 jan./dez. 2024. 2024-05-06T17:55:35-03:00 Edcleyton Bruno Fernandes da Silva biblioebfs@yahoo.com.br 2024-05-06T16:58:24-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2095 O acesso à informação no Brasil 2024-05-06T17:55:35-03:00 Dalgiza Andrade de Oliveira dalgizamg@ufmg.br Edivanio Duarte de Souza edivanio.duarte@ichca.ufal.br Editorial. 2024-05-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2060 Thermal homogenization of lightweight concrete using mean field micromechanical models 2024-07-01T17:04:23-03:00 Rodrigo Mero Sarmento rodrigo.mero@gmail.com Matheus Barbosa Moreira Cedrim matheuscedrim@hotmail.com Os modelos micromecânicos de campos médios são amplamente utilizados para a homogeneização de materiais heterogêneos com inclusões randômicas. O avanço da teoria da inclusão equivalente permitiu a determinação das propriedades físicas efetivas para diversos materiais compósitos. Com as propriedades de suas fases e as equações dos modelos propostos, pode-se realizar a homogeneização para a verificação com resultados experimentais. Este trabalho demonstra a obtenção das propriedades térmicas para aplicação na construção do concreto leve. Verifica-se que, com uma boa caracterização experimental das fases, é possível dispor de resultados analíticos que possibilitam um procedimento de escolha do percentual de inclusões no concreto, considerando a massa específica requerida e o desempenho térmico do material. 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2046 O checklist como instrumento de avaliação 2024-07-10T09:00:37-03:00 Meire Barroso Loureto assessoria.ivana@gmail.com Sheilla Silva da Conceição sheilasilva@gmail.com José Alex Alves dos Santos joselaex@gmail.com Fábio Marques Bezerra fab.mb@hotmail.com Este artigo discorre sobre os desafios e obstáculos que permeiam o exercício da docência no ensino de enfermagem em centro cirúrgico. Neste sentido, tem como objetivo analisar o desempenho de enfermeiros como docentes no ensino de enfermagem cirúrgica, a partir da correlação entre teoria e prática. Trata-se de pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa-ação, cuja coleta de dados transcorrerá pela entrevista semiestruturada e pela observação do desempenho dos alunos em atividades propostas, mediadas pela articulação teórico-prática. A fundamentação teórica e embasa no conceito de habitus, de Pierre Bourdieu (1994). O checklist para relato de competências e habilidades técnicas foi moldado em dez itens que contemplam conteúdos que figuram como a base para a assistência perioperatória de enfermagem dentro de uma perspectiva prática e que se confronta com o processo de formação do curso técnico de enfermagem. Espera-se contribuir com a aquisição de habilidades técnicas e competências teóricas por parte dos alunos, mitigando as fronteiras que existem entre o conhecimento técnico e científico. Dadas as condições impostas pelo período pandêmico, que ocasionaram a inviabilidade da coleta do material empírico, a partir da produção do checklist, não foi possível vislumbrar resultados que evidenciassem as contribuições no campo teórico-prático, fato que remete às considerações que compõem as conclusões deste artigo. Diante da importância deste estudo, é considerável que sejam criadas oportunidades para constatação de possibilidades almejadas à adoção do enfermeiro-docente. 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2089 O papel das plataformas de ensino na transformação digital da educação 2024-05-06T18:05:14-03:00 Philipe Lage Augusto Rodrigues philipelagge@gmail.com Renata de Souza da Silva Tolentino rsousa@fumec.br Amanda Damasceno de Souza amanda.dsouza@fumec.br A transformação digital tem tido um impacto significativo no campo da educação, as plataformas de ensino desempenham um papel fundamental nesse processo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as plataformas de ensino auxiliam nos processos de transformação digital da educação, com foco nas políticas e práticas institucionais. Como metodologia foi realizada uma revisão sistemática de literatura que abrangeu um período de tempo específico e buscou identificar as políticas adotadas pelas instituições de ensino e as práticas implementadas por meio das plataformas de ensino. Como resultado foram apresentadas recomendações para orientar instituições de ensino na adoção efetiva das plataformas de ensino e no aproveitamento dos benefícios da transformação digital na educação. 2024-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2062 Características Agronômicas de híbridos de milho para grãos no sertão de Alagoas 2024-07-04T19:27:45-03:00 André Anjos Correia andreanjos53@gmail.com Winandy Araújo Freire araujo.winandy@gmail.com Thiago Pereira da Silva thiagopdseng@gmail.com Jean Tavares Ferreira jeantavares2015@gmail.com Maria Amanda Barbosa Gonçalves amandagoncalves3219@gmail.com Ênio Gomes Flôr Souza enio.souza@ifal.edu.br O milho no Sertão Alagoano é largamente produzido em sequeiro e tem grande importância na alimentação humana e animal. O uso de híbridos inapropriados para produção de grãos pode comprometer a produtividade desse alimento. Desse modo, a escolha adequada do híbrido de milho para cultivo em sequeiro é determinante para uma boa produtividade. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as características agronômicas de híbridos de milho para grãos cultivados no período chuvoso do município de Piranhas, Alagoas. O trabalho foi conduzido no campo experimental do Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas, no período de 29 de abril a 25 de agosto de 2021. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com oito tratamentos e quatro repetições, aqueles compostos pelos híbridos de milho: K9555 VIP3, R9080 PRO2, K9822 VIP3, K9510 Convencional, K9606 VIP3, K8774 PRO3, RB9006 PRO2 e 2B587 PW. As características agronômicas avaliadas foram: altura e diâmetro de planta, altura de inserção da espiga, comprimento da espiga, diâmetro da espiga, número de fileiras de grãos, massa do sabugo, massa de 100 grãos, produtividade de grãos e eficiência de uso da água. O híbrido K9555 VIP3 apresentou os melhores resultados para: altura de planta, 158,80 cm; altura de inserção da espiga, 95,61 cm; produtividade de grãos, 3,43 t ha-1; e eficiência de uso da água, 1,29 kg m-3, sendo, desse modo, o mais promissor para produção de grãos secos nas condições do experimento. Como alternativas, os híbridos K9606 VIP3 e K9822 VIP3 também apresentaram bons resultados para produtividade de grãos (3,21 t ha-1 e 3,10 t ha-1, respectivamente) e eficiência de uso da água (1,21 kg m-3 e 1,17 kg m-3, respectivamente). O híbrido K9510 Convencional, apesar de não ser transgênico, apresentou boas características para área de refúgio. 2024-07-04T19:16:46-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2072 O uso de jogos lúdicos a partir de materiais recicláveis para alfabetização e a prática da Educação Ambiental no ambiente escolar 2024-09-09T11:57:03-03:00 José Caio jcaiosilva296@gmail.com Inglyds Jaiane Inglyds_lima@hotmail.com O presente artigo teve como objetivo, a alfabetização e a pratica da Educação Ambiental, com um grupo de alunos, das séries inicias do Fundamental I. Utilizando-se, jogos lúdicos, feitos a partir de materiais reutilizáveis, visando a alfabetização e estimulando a prática da Educação Ambiental no ambiente escolar. Enfatizando a Educação Ambiental, acompanhado da pedagogia e a licenciatura-letras português. Teve-se como linha de pesquisa, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I, em uma escola municipal, localizada no município de Marechal Deodoro - AL. O trabalho em questão, aplica-se a alfabetização e a coleta de materiais reutilizáveis, despertando um pensamento ambientalmente correto. E destacando, a importância da reciclagem e da reutilização no âmbito escolar. 2024-09-09T11:54:30-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2099 Desenvolvimento e Integração de Tecnologias Eletromagnéticas 2024-09-09T12:03:30-03:00 Miguel De Araujo Pinto Coelho miguelaraujoclaro@outlook.com Marcos Antônio Cruz Moreira macruz@iff.edu.br Yonara Vanzeler De Souza yonara.vanzeler@gsuite.iff.edu.br Marcelo Amorim Pinho Andronico Mendes marceloandronico@gmail.com João Amaro Machado dos Santos j.j.james@hotmail.com Dalson Ribeiro Nunes d9r3n6@yahoo.com.br Este artigo apresenta a construção e desenvolvimento de dois projetos inter-relacionados: um dispositivo de magnetização e um gaussímetro. Ambos utilizam aplicações práticas de conceitos de eletromagnetismo, proporcionando uma aplicação direta de teoria em dispositivos funcionais. A integração da tecnologia de magnetização e desmagnetização controladas tem aplicação nas máquinas elétricas de fluxo variável (VFMM – Variable Flux MemoryMachines). Esta é uma topologia relativamente nova de máquinas elétricas, que demonstra a preocupação com desempenho e segurança, alinhando-se aos princípios de otimização e eficiência energética. Este artigo detalha o processo de construção, simulação e programação, destacando os desafios enfrentados, como a calibração do sensor e a otimização do código para garantir leituras precisas e confiáveis. Além disso, discute-se a relevância destes dispositivos para aplicações práticas em laboratório e em campo, demonstrando sua viabilidade e importância no contexto de pesquisas e desenvolvimento tecnológico. A adoção destas tecnologias também tem um impacto positivo no meio ambiente e na sustentabilidade, pois permite a redução de desperdícios de materiais magnéticos e otimiza o uso de energia. A eficiência energética e a precisão nos processos de magnetização e desmagnetização contribuem para a diminuição da pegada ecológica, alinhando-se às práticas sustentáveis necessárias para a preservação ambiental. 2024-09-09T12:02:19-03:00 Copyright (c) 2024 EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas