RECURSOS DA ORALIDADE NA ESCRITA: A LINGUAGEM DAS CRÔNICAS
Resumo
RESUMO: Neste trabalho, propomo-nos observar a existência de recursos da oralidade no gênero textual crônica, mostrando que, neste gênero, a oralidade e a escrita são usadas de forma complementar e não opostas. Efetivamente, observam-se verdadeiras estratégias de interação conversacional usadas pelo escritor para envolver o leitor. As autoras, além de apresentar um breve estudo sobre as relações entre a oralidade e a escrita, abordam a crônica, sua origem, evolução e características, e, finalmente, acrescentam alguns fragmentos de crônicas como exemplos do uso dos recursos que realizam estratégias interacionais de envolvimento do leitor, de forma retoricamente eficaz, o que proporciona uma leitura agradável devido à leveza da linguagem peculiar às crônicas. Palavras-chave: gênero textual crônica, estratégias conversacionais na escrita, linguagem das crônicas. Abstract: In this paper, the authors propose to observe the existence of orality resources in the textual gender chronicle showing that in this genre orality and writing or are used in a complementary way and not opposite. Effectively, we can observe real conversational interaction strategies used by the writer in order to involve the reader. The authors, not only present a brief study about the relations between orality and writing, but also study the chronicle, its origins, evolution and characteristics, and finally present some excepts from chronicle as examples of use resources which perform involvement interactional strategies of the reader, in a rhetorically effective way, and this promotes an agreeable reading due to the lightness of the peculiar language of the chronicles. Key-words: textual genre chronicle; conversational strategies in writing, language of chronicles.
Publicado
2013-01-05
Como Citar
kozow, lucia, & Silveira, M. I. M. (2013). RECURSOS DA ORALIDADE NA ESCRITA: A LINGUAGEM DAS CRÔNICAS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/90
Edição
Seção
Artigos