PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: ASPECTOS REVELANTES À PRÁTICA DOCENTE

  • Maria da Saúde Gomes de Araujo
  • Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Resumo

O planejamento pedagógico é uma etapa essencial para o bom andamento das atividades em sala, pois permite ao docente vislumbrar o funcionamento da disciplina à luz do projeto pedagógico. O presente estudo visa conhecer os elementos relevantes ao planejamento da prática pedagógico. Observa-se que o planejamento contribui decisivamente para melhorias na qualidade de ensino, uma vez que permite ao docente conhecer todo o seu processo pedagógico desde a construção da disciplina até sua execução propriamente dita, por meio das definições, seleção de conteúdos, metodologia e bibliografias. É importante ressaltar que o fio condutor do processo de facilitação em sala é ligado através dos elos estabelecidos entre objetivos educacionais-metodologias-avaliação. Por isso que entender o processo de construção a partir da elaboração do plano de ensino são informações básicas e essenciais a todo professor.

Biografia do Autor

Maria da Saúde Gomes de Araujo
currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5274941518617800
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Doutora em Medicina Veterinária
Publicado
2012-12-01
Como Citar
Gomes de Araujo, M. da S., & Peixoto, A. L. V. de A. (2012). PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: ASPECTOS REVELANTES À PRÁTICA DOCENTE. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 3(2), 7-18. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/71
Seção
Artigos