AUTORIA EM PRODUÇÃO DE VÍDEOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UFAL

Resumo

O presente trabalho investiga a contribuição da produção de vídeos enquanto proposta metodológica para as disciplinas de Projetos Integradores do Curso de Física Licenciatura da UFAL. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso que se deu a partir da observação direta das aulas nas disciplinas Projetos Integradores II, III e IV e da aplicação de formulário de coleta de dados com os autores dos vídeos. Dessa experiência, resultaram quatro vídeos do tipo curta-metragem, sendo um humorístico, um telejornal, um documentário e uma videoaula. Da análise dos formulários de coleta de dados, foi possível constatar que os alunos, embora tenham produzido os vídeos, não se reconhecem como autores nesses. Esses alunos reconhecem que tal atividade aumentaria o interesse dos alunos da Educação Básica e superior pelas aulas de Física e revelam a necessidade da produção de material didático de alto nível que favoreça a integração das mídias ao currículo. Como limitadores da proposta metodológica, os alunos apontam que a produção de vídeos de boa qualidade não se constitui tarefa fácil e exige muita dedicação e recursos estruturais que nem sempre estão disponíveis e que por vezes não são de fácil acesso na universidade.

Biografia do Autor

Ivanderson P. da Silva
Doutorado em Educação (UFAL). Mestrado em Educação (UFAL). Graduação em Física (UFAL).
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Silva, Ícaro D. da C., & Silva, I. P. da. (2014). AUTORIA EM PRODUÇÃO DE VÍDEOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UFAL. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/39
Seção
Artigos