INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL: CARNAVAL NO PROJOVEM URBANO

  • Manuella Alves Gonçalves
  • Amanda Pereira Silva

Resumo

O carnaval é um fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e importante como símbolo da identidade nacional. Diante disso, realizou-se na Escola Municipal Geruza Costa Lima o Projeto denominado: “Carnaval Projovem”, com alunos do Projovem Urbano, Maceió-AL. Os temas gerados pelo projeto foram trabalhados, interdisciplinarmente, por meio de diversas práticas metodológicas. O intuito foi permitir ao aluno um envolvimento com sua realidade socioeconômica e cultural, tornando-o partícipe da prática educativa. Os resultados obtidos através da implementação mostraram que a interdisciplinaridade envolveu e contextualizou o conhecimento do aluno, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Com isso, proporcionou-se aos educadores e educandos uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.

Biografia do Autor

Manuella Alves Gonçalves
Graduação em Geografia (UFAL).
Publicado
2014-08-01
Como Citar
Gonçalves, M. A., & Silva, A. P. (2014). INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL: CARNAVAL NO PROJOVEM URBANO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/29
Seção
Artigos