Percepções de alunos da educação profissional sobre a importância da língua inglesa para suas futuras atuações profissionais

  • Andre Cordeiro dos Santos IFAL - Campus Murici
  • Camila Vitória Silva Vanderlei Ifal
Palavras-chave: Importância da língua inglesa. Mercado de trabalho. Percepção de alunos.

Resumo

Neste texto, considerando discussões relacionadas à importância, ou não, da língua inglesa para a inserção exitosa no mercado de trabalho, propomos investigar as percepções de alunos da educação básica, técnica e tecnológica de dois diferentes campi do Instituto Federal de Alagoas, sobre a importância da língua inglesa para suas futuras atuações profissionais. Este trabalho surge como um desdobramento de um projeto de pesquisa em nível de Iniciação Científica, vinculado ao Instituto Federal de Alagoas, intitulado Processos de apropriação do discurso de outrem na escrita em língua inglesa de alunos da educação profissional. Para esta pesquisa, coletamos dados por meio de questionário aberto e online, de alunos dos dois campi, que, voluntariamente e de maneira esclarecida, concordaram em participar da pesquisa. Para a análise de dados, assumimos uma postura qualitativa e efetuamos uma análise dialógico-discursiva dos dados. A partir dos dados analisados, observamos que as percepções dos alunos refletem e refratam o discurso macro-estruturador do contexto social mais amplo, que atribui importância à língua inglesa como meio à ascensão social no mundo globalizado, no entanto, de maneira mais pontual, há casos que caminham em direção contrária, refletindo e refratando aspectos mais específicos do contexto social mais específico, relativizando o discurso macro-estruturador a partir da consideração da realidade local.

Biografia do Autor

Camila Vitória Silva Vanderlei, Ifal
Técnica em Agroindústria.

Referências

As 15 maiores economias do mundo. Fundação Alexandre Gusmão - FUNAG. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/funag/pt-br/ipri/publicacoes/estatisticas/as-15-maiores-economias-do-mundo. Acesso em:13 de jan. 2022.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução do italiano de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, [1919/20] 2010.

DIAS, M. H. M.; ASSIS-PETERSEN, A. A. O Inglês na escola pública: vozes de pais e alunos. Polifonia, n. 2, v. 12, 2006, p. 107-128.

GIRAUD, A. C. B. Globalização e linguagem: qual é o lugar da língua francesa no mundo globalizado?. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 22, n. 31, p. 319-344, janeiro-junho, 2015.
LEFFA. Vilson J.; IRALA, V. B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 21-48.

PICANÇO, D. C. L. O papel da mídia nas representações sociais da língua estrangeira como garantia de sucesso profissional e ascensão social. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 10, p. 22-47, 2013.

PILLATI, A. et al. O domínio da língua inglesa como fator determinante para o sucesso profissional no mundo globalizado. Secretariado Executivo em Revist@, v. 4, n. 4, 2011. Disponível online em: http://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/1766. Acesso em: 13 nov. 2021.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo – São Paulo: Editora 34, 2017.

SCHMITZ, J. R. Looking under Kachru’s (1982,1985) Three Circles Model of World Englishes: The Hidden Reality and Current Challenges. RBLA, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 373-411, 2014.

Secretaria da Fazenda de Alagoas (SEFAZ/AL). Boletim de conjuntura econômica. 2019. Disponível em: http://www.sefaz.al.gov.br/artigo/item/1801-dados-mostram-que-acucar-da-cana-continua-como-produto-mais-exportado-de-alagoas. Acesso em: 27 de fevereiro de 2022.
Publicado
2023-05-05
Como Citar
Cordeiro dos Santos, A., & Silva Vanderlei, C. V. (2023). Percepções de alunos da educação profissional sobre a importância da língua inglesa para suas futuras atuações profissionais . EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 14(1), 4-23. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2059
Seção
Artigos