P³ BL: UM MODELO PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DE PROBLEMAS E PROJETOS AUTÊNTICOS.

  • Breno Jacinto Duarte da Costa IFAL
  • Keylla Rubyana Simões da Silva IFAL
Palavras-chave: Aprendizagem ativa, PBL, Aprendizagem baseada em Projetos

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar um modelo para aplicação da aprendizagem por projetos no contexto de um ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico referente aos fundamentos da aprendizagem ativa, seguida por um foco na aprendizagem por projetos e o movimento da aprendizagem baseada em competências. Neste sentido, o projeto teve como visão um modelo educacional que considere as competências do século XXI: o trabalho em equipe, aprendizado autodirigida (autonomia), proatividade, espírito de colaboração, comprometimento, entre outros, e como os mesmos podem ser desenvolvidos. Desta forma, propomos uma plataforma que venha a refletir este modelo de aprendizagem. Assim, este projeto teve afinidade com o projeto ALEX(Active Learning EXperience), onde foram desenvolvidos uma versão inicial do protótipo da plataforma e do modelo aqui desenhado no projeto. Portanto, apresentamos aqui os resultados alcançados do protótipo e das ideias desenvolvidas no decorrer desta pesquisa. Como resultado, realizamos a concepção de um modelo estruturado ao redor de um Plano de Aprendizagem, focado no aprendizado autodirigido dos estudantes, seguido da prototipação de um módulo para PBL integrado à plataforma ALEX.
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Duarte da Costa, B. J., & Simões da Silva, K. R. (2020). P³ BL: UM MODELO PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DE PROBLEMAS E PROJETOS AUTÊNTICOS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 10(1), 1219-1228. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1652
Seção
Artigos