REVISITANDO OS PROCESSAMENTOS DE LEITURA: AS MULTIFACETAS DOS MODELOS INTERATIVOS

  • Adriano de Alcantara Oliveira Sousa UFPI
  • Beatriz Gama Rodrigues UFPI
Palavras-chave: Modelos de Processamento de Leitura, Modelo Interativo, Ensino de Língua Estrangeiras

Resumo

Devido à importância da leitura e dos processos que nesta estão envolvidos, este artigo pretende fazer uma discussão teórica acerca dos conceitos fundamentais relativos aos processos concernentes à leitura, partindo de uma abordagem cognitiva processual, por essa trazer em seu núcleo o envolvimento de aspectos socioculturais e psicolinguísticos. Esse construto teórico possibilita a sustentação para a compreensão de como se dão os fenômenos da leitura e, por conseguinte, dá suporte para a discussão a respeito de como se processa a leitura no cérebro dos leitores. Para nortear esta explanação são apresentados quatro tópicos centrais: discussão acerca dos Modelos Ascendente, Descendente e Interativo, e, por fim, uma reflexão acerca da leitura em língua estrangeira (LE) e aos processos que a diferenciam da leitura em língua materna (L1) trazendo também implicações provenientes do Modelo Interativo que contribuem principalmente para o ambiente formal de ensino de leitura em língua estrangeira. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como seus expoentes teóricos pautados em Goodman (1976), Scaramucci (1995), Grabe (1998), Koch e Elias (2014) dentre outros, para que seja revelada não apenas uma única vertente do Modelo Interativo, que se mostra um modelo multifacetado de compreender a leitura e os seus processos referentes ao ensino de línguas.
Publicado
2020-11-25
Como Citar
de Alcantara Oliveira Sousa, A., & Gama Rodrigues, B. (2020). REVISITANDO OS PROCESSAMENTOS DE LEITURA: AS MULTIFACETAS DOS MODELOS INTERATIVOS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1383-1396. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1631
Seção
Artigos