TEXTO E LINGUAGEM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SOCIOINTERATIVA

  • Adailton Cortez Freire
  • Rosicleide Santos de Lima
  • Rosicleide Santos de Lima

Resumo

Com base em teóricos da linguagem como Bakhtin e em diálogo com estudiosos da Linguística Textual, como Marcuschi, Koch, Beaugrande, Geraldi, Oliveira dentre outros, este trabalho aborda o texto sob a perspectiva dialógica e sociointerativa, procurando conceituá-lo como um evento comunicativo situado socio-historicamente e evidenciar as características que tornam um texto, de fato, num texto. Além disso, são apresentadas algumas das concepções anteriores à concepção sociointerativa, que mantinham o foco na língua e no autor, mostrando, especialmente, as limitações e problemáticas destas. O objetivo é compreender que o texto só funciona como um evento comunicativo situado socio-historicamente, quando inserido numa relação dialógica, na qual locutor e interlocutor se constroem e são construídos no interior do evento comunicativo. Ao partir da perspectiva de que a comunicação humana se estabelece por meio de textos, sejam estes orais ou escritos, infere-se que não é possível construir sentidos apenas no campo da língua ou do falante/autor, mas é preciso verificar as condições de produção, ou seja, o contexto sócio-histórico e cultural do discurso.

Biografia do Autor

Adailton Cortez Freire
Mestrado em Educação (UFAL). Graduação em Direito (UFAL).
Rosicleide Santos de Lima
Graduação em Licenciatura em Letras - Português (IFAL).
Publicado
2014-08-01
Como Citar
Cortez Freire, A., Santos de Lima, R., & Santos de Lima, R. (2014). TEXTO E LINGUAGEM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SOCIOINTERATIVA. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/16
Seção
Artigos