REFLEXÃO SOBRE O ETHOS ESPECULAR A PARTIR DO DISCURSO DISCENTE DO PROEJA

Palavras-chave: Linguagem., Proeja., Ethos especular., Práticas discursivas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a constituição do ethos especular, a partir de análise discursiva dos discentes inseridos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Dentro da perspectiva da Linguística Aplicada, as imagens de ethos foram analisadas através de questionários, considerando o aporte metodológico interpretativista e a teoria bakhtiniana dialógica da linguagem. Entendeu-se com o estudo que tais discentes apresentam construções especulares de ethos pertencentes a um movimento de crise e resistência, e que seus discursos podem ser indícios de como essa modalidade de ensino tem sido valorada e considerada essencial nas representações de inclusão social e de estabelecimento da cidadania. Ademais, observou-se que a mudança oportunizada por meio da educação, a partir do processo de ensino e aprendizagem, estabelece um maior envolvimento dos sujeitos com essas representações.

Biografia do Autor

Magda Renata Marques, IFRN
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN). Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN). Graduação em Letras - Língua Portuguesa (UFRN).
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima, UFAL
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFAL). Mestrado em Letras e Linguística (UFAL). Graduação em Letras (UFAL).
Publicado
2020-11-03
Como Citar
Marques, M. R., & Souto Maior Siqueira Lima, R. de C. (2020). REFLEXÃO SOBRE O ETHOS ESPECULAR A PARTIR DO DISCURSO DISCENTE DO PROEJA. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 8(1), 923-937. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1558
Seção
Artigos