DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA AQUISIÇÃO DE SINAIS DE PEQUENAS AMPLITUDES APLICADO A ELETRÔNICA ANALÓGICA II
Palavras-chave:
Eletrônica Analógica., Amplificador operacional., Aquisição de sinais., Condicionamento de sinais.
Resumo
Neste artigo é apresentado um protótipo para promover o estudo aplicado do amplificador operacional, que é um dispositivo eletrônico largamente estudado nas Engenharias Elétrica e Eletrônica, principalmente na área de Eletrônica Analógica II. O protótipo desenvolvido possibilita ao aluno fazer a configuração de cada etapa dos filtros ativos disponíveis, desde a etapa de aquisição de sinais e seu condicionamento até a visualização do comportamento do sinal processado. É também possível alterar a configuração dos ganhos e das frequências de cortes dos filtros. Além disso, todas as equações necessárias para a configuração dos filtros utilizados no protótipo didático foram modeladas, em planilhas do Excel, para o aluno pode reconfigurar o ganho de amplificação e a largura de banda de frequência de cada etapa dos filtros. Utilizou-se também o software Proteus para o desenvolvimento do circuito eletrônico, simulação e construção da Placa de Circuito Impresso (PCI) deste protótipo. Para avaliação do funcionamento do protótipo, foi utilizado um osciloscópio, fundamental para visualizar os sinais em cada etapa dos filtros, e dois geradores de função, sendo configurados um como sinal e outro como ruído a fim de averiguar se ocorre a retirada do ruído do sistema, que é o que se deseja. Contudo, com essa metodologia fundamentada na teoria e na prática, espera-se que os alunos sejam beneficiados e apresentem uma curva de aprendizagem mais acentuada.
Publicado
2020-11-03
Como Citar
Ferreira Júnior, J. I., & do Nascimento Cunha, P. C. (2020). DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA AQUISIÇÃO DE SINAIS DE PEQUENAS AMPLITUDES APLICADO A ELETRÔNICA ANALÓGICA II. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 8(1), 881-891. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1555
Edição
Seção
Artigos