A LEITURA DE CRÔNICAS POR MEIO DA PROPOSTA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  • Priscila Franciely Souza UFLA
  • Flávia Campos Vieira UFLA
  • Helena Maria Ferreira UFLA
Palavras-chave: Leitura, Sequência didática, Crônicas

Resumo

A proposta ora apresentada elege como objeto de estudo a leitura do gênero textual crônica por meio da sequência didática. Para a consecução dessa atividade, foi realizada uma pesquisa teórica, que buscou contemplar questões teóricas e metodológicas referentes às concepções de leitura, ao prazer pela leitura, ao processo de formação de leitores, às sequências didáticas. Os resultados deste estudo evidenciaram que é importante propiciar aos alunos diferentes oportunidades de leitura, apresentando os diversos gêneros textuais, em uma perspectiva de interpretação e de interação por meio das estratégias de leitura, que se direcionem para o aperfeiçoamento das habilidades leitoras. Para a realização da atividade, foi elaborada uma sequência didática, conforme proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Essa estratégia metodológica permite acompanhar e sistematizar a participação, bem como o desempenho dos alunos. A partir das leituras empreendidas e da atividade realizada, foi possível constatar que a concepção de leitura como processo de interação propicia uma sistematização das ações do professor, além de uma participação efetiva do aluno no processo de construção dos sentidos dos textos lidos, o que influencia, substancialmente, o prazer pela leitura.
Publicado
2020-10-28
Como Citar
Franciely Souza, P., Campos Vieira, F., & Ferreira, H. M. (2020). A LEITURA DE CRÔNICAS POR MEIO DA PROPOSTA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 7(1), 815-823. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1537
Seção
Artigos