O JOGO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GENÉTICOS

Palavras-chave: Genética, Jogo Pedagógico, Ensino de Biologia

Resumo

Os alunos do ensino médio demonstram dificuldades na assimilação de conceitos genéticos, por isso é imprescindível a promoção de um ensino baseado em ações concretas, e o lúdico, por meio dos jogos é um rico e interessante instrumento pedagógico, por isso este trabalho teve por objetivo verificar o potencial do jogo pedagógico como facilitador no processo ensino aprendizagem para o conteúdo de Genética através da visão discente das 25 alunas participantes da pesquisa da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Graciliano Ramos - Palmeira dos Índios. Para tanto, foi construído em Etil Vinil Acetato o jogo caça-palavras: procure e aprenda conceitos genéticos, que ocorreu em 3 etapas. A primeira, foi a aplicação de um questionário semi-estruturado, a segunda, aplicação do jogo e terceira, inserção de outro questionário a fim de avaliar o jogo como alternativa de ensino. Os resultados foram analisados de forma quantitativa a fim de demonstrar que o uso de jogos como alternativa facilitadora do processo ensino aprendizagem é eficaz.

Biografia do Autor

Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, UNEAL
Doutorado em Medicina Veterinária (UFRPE). Mestrado em Medicina Veterinária (UFRPE). Graduação em Medicina Veterinária (FCAP).
Gizely Gomes de Araujo, UNEAL
Graduação em Letras (UNEAL).
Maria da Saúde Gomes de Araujo, UNEAL
Graduação em Ciências Biológicas (UNEAL).
Publicado
2020-10-28
Como Citar
Vasco de Albuquerque Peixoto, A. L., Gomes de Araujo, G., & Gomes de Araujo, M. da S. (2020). O JOGO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GENÉTICOS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 6(1), 715-731. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1533
Seção
Artigos