O JOGO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GENÉTICOS

  • Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto UNEAL
  • Gizely Gomes de Araujo UNEAL
  • Maria da Saúde Gomes de Araujo UNEAL
Palavras-chave: Genética, Jogo Pedagógico, Ensino de Biologia

Resumo

Os alunos do ensino médio demonstram dificuldades na assimilação de conceitos genéticos, por isso é imprescindível a promoção de um ensino baseado em ações concretas, e o lúdico, por meio dos jogos é um rico e interessante instrumento pedagógico, por isso este trabalho teve por objetivo verificar o potencial do jogo pedagógico como facilitador no processo ensino aprendizagem para o conteúdo de Genética através da visão discente das 25 alunas participantes da pesquisa da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Graciliano Ramos - Palmeira dos Índios. Para tanto, foi construído em Etil Vinil Acetato o jogo caça-palavras: procure e aprenda conceitos genéticos, que ocorreu em 3 etapas. A primeira, foi a aplicação de um questionário semi-estruturado, a segunda, aplicação do jogo e terceira, inserção de outro questionário a fim de avaliar o jogo como alternativa de ensino. Os resultados foram analisados de forma quantitativa a fim de demonstrar que o uso de jogos como alternativa facilitadora do processo ensino aprendizagem é eficaz.
Publicado
2020-10-28
Como Citar
Vasco de Albuquerque Peixoto, A. L., Gomes de Araujo, G., & Gomes de Araujo, M. da S. (2020). O JOGO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GENÉTICOS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 6(1), 715-731. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1533
Seção
Artigos