ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI
Palavras-chave:
Diagnóstico, Atividade física, Ensino Médio
Resumo
Este artigo visa identificar o nível de atividade física dos alunos dos primeiros anos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi. Este objetivo foi alcançado através da análise diagnóstica dos adolescentes novatos do Ifal Câmpus Maragogi e verificou o envolvimento dos mesmos com a prática de atividades físicas e esportes. Trata-se de estudo de caráter quantitativo o instrumento utilizado contêm 7 questões realizadas na sala de aula no primeiro momento de contato com as turmas. A amostra pesquisa foi composta por 171 alunos devidamente matriculados nos primeiros anos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi. Foi constatado que 51% dos alunos não realizam nenhuma atividade física regular. Além disso, cerca de 58% da amostra total já participaram de equipes esportivas em algum ano escolar. Quanto à predileção esportiva foi constatado que os esportes de destaque foram o vôlei (28%) e futebol (27%). Por fim, é necessária uma maior conscientização dos alunos quanto a prática regular de atividade física dentro e fora do campus. Não apenas centralizando suas atividades nas aulas de Educação Física, mas também mudando o seu estilo de vida com hábitos ativos diários.
Publicado
2020-10-28
Como Citar
Dué da Silva, A., de Arruda Carvalho, A. P., Moraes dos Santos, E. D., Oliveira Coelho, K., & Vieira Andrade, M. (2020). ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 6(1), 704-714. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1531
Edição
Seção
Artigos