A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DISCURSO

Palavras-chave: Análise do Discurso, filosofia, ideologia

Resumo

O presente artigo objetiva analisar três fragmentos extraídos da nossa pesquisa de mestrado em Educação Brasileira (UFAL), em uma escola pública do ensino médio de Maceió/AL. De acordo com as entrevistas abertas feitas a dois alunos e a uma professora da disciplina de filosofia, chegamos a seguintes conclusões sobre a pergunta – O que é Filosofia? – nos quais esses sujeitos da Educação se mantiveram unânimes a reprodução da ideologia da representação do capitalismo através da alienação. Tal incursão levou-nos a fazer uma leitura discursiva dos fragmentos analisados e desdobrá-los, de maneira pontual, sobre a ótica historial do processo de exclusão e inclusão da disciplina de filosofia no ensino médio.

Biografia do Autor

Yvisson Gomes dos Santos, UFAL
Doutorado em Educação (UFAL). Mestrado em Educação (UFAL). Graduação em Filosofia (UFAL).
Publicado
2020-10-27
Como Citar
Gomes dos Santos, Y. (2020). A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DISCURSO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 5(1), 638-647. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1525
Seção
Artigos