SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE FÍSICA QUE ATUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Saberes Docentes,, Narrativas Autobiográficas, Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Este estudo investiga as implicações da formação do professor de física para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou das narrativas autobiográficas de um professor para conduzir a investigação. A partir da análise da narrativa autobiográfica do professor de Física de uma escola particular em Maceió foi possível evidenciar que: os saberes que mais estão presentes em sua prática pedagógica não são os que foram construídos no ambiente universitário; que a aula se torna muito mais interessante quando o professor da universidade tem uma vivência prática no conteúdo que ele desenvolve; que os professores das disciplinas específicas do curso de Física Licenciatura sabiam muito, mas não sabiam definir ao certo a aplicabilidade desses saberes, que nenhuma matéria do curso o preparou para a realidade da escola que as disciplinas pedagógicas não retrataram as dificuldades que seriam encontradas verdadeiramente em sala de aula; que as peculiaridades da EJA não são de conteúdo e sim de contexto; que se faz extremamente necessário e urgente estreitar a distância entre a escola e a universidade, entre os professores da escola e os professores da universidade, entre os saberes da prática e os saberes dos cursos de formação de professores.
Publicado
2020-10-27
Como Citar
Marques de Azevedo Junior, A., & Pereira da Silva, I. (2020). SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE FÍSICA QUE ATUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 5(1), 618-637. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1524
Edição
Seção
Artigos