REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR E A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE FÍSICA

  • Fernando Claudino UFAL
  • Ivanderson Pereira da Silva UFAL
Palavras-chave: Estágio supervisionado, Indisciplina escolar, Desmotivação discente

Resumo

Os relatórios de observação que resultam do estágio supervisionado ofertado no curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas têm evidenciado ao longo do tempo uma recorrente problemática: a indisciplina escolar e a desmotivação do aluno na disciplina de Física no contexto do Ensino Médio. A partir dessa constatação, surgiu a seguinte questão: o que tem levado os estudantes da Educação Básica à desmotivação e a indisciplina nas aulas de Física? Essa pesquisa investigou essa questão a partir de um estudo teórico/bibliográfico do fenômeno da indisciplina e da desmotivação; análise dos relatórios das disciplinas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II ofertadas no segundo semestre de 2009 no curso de Licenciatura em Física da UFAL; análise de formulários de coleta de dados aplicamos junto aos alunos de escolas públicas alagoanas nesse mesmo período de 2009. Como resultados evidenciamos que o fenômeno da indisciplina e da desmotivação está diretamente associado ao que se entende por indisciplina e desmotivação. Explicitado que o cenário escolar está ainda calcado sob alicerces tecnicistas, a indisciplina é compreendida como atos de transgressão à ordem escolar e a desmotivação é a apatia do aluno para com as propostas do professor.
Publicado
2020-10-27
Como Citar
Claudino, F., & Pereira da Silva, I. (2020). REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR E A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE FÍSICA. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 5(1), 596-617. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1523
Seção
Artigos