EXPECTATIVA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI EM RELAÇÃO A COPA DO MUNDO FIFA 2014.

  • Alexsandra Dué da Silva UFAL
  • Ana Paula de Arruda Carvalho UFAL
  • Eduardo Daniel Moraes dos Santos UFAL
  • Karinne Oliveira Coelho UFAL
  • Michelle Vieira Andrade UFAL
Palavras-chave: Expectativas, Ensino Médio., copa do mundo

Resumo

Este artigo visa identificar as expectativas dos alunos dos primeiros anos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi em relação a Copa do Mundo FIFA 2014. Trata-se de estudo exploratório de caráter quantitativo composto por adolescentes de faixa etária entre 15 e 18 anos o instrumento utilizado contêm 4 questões realizadas na sala de aula no primeiro momento de contato com as turmas. A amostra pesquisa foi composta por 171 alunos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi selecionados aleatoriamente. Observou-se que quanto ao atleta preferido 18% Não opinaram, 14% Neymar, 9% Marta, 6% Messi, 5% Pelé, 4% Cesar Cielo, 3% Ronaldinho Gaúcho, 3% Daiane dos Santos, 2% Anderson Silva, 2% Felipe Massa, 16% Cristiano Ronaldo e 21% Outros. Quanto à predileção da equipe na copa do mundo 2014 foi constatado que o Brasil ainda é a preferência com 83%. Para o melhor jogador do evento foram citados três, Neymar com 38%, Cristiano Ronaldo com 33% e 16% Messi. Ainda na opinião dos alunos a seleção que deve vencer continua o Brasil com 83%. Portanto ficou evidenciado que o poder do futebol no imaginário social dos alunos participantes seja na representação de seus atletas preferidos, seja na paixão pelo Brasil na copa do mundo FIFA 2014.
Publicado
2020-10-27
Como Citar
Dué da Silva, A., de Arruda Carvalho, A. P., Moraes dos Santos, E. D., Oliveira Coelho, K., & Vieira Andrade, M. (2020). EXPECTATIVA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI EM RELAÇÃO A COPA DO MUNDO FIFA 2014. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 5(1), 587-595. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1522
Seção
Artigos