AÇÃO DO OZÔNIO NA OXIDAÇÃO DA DELTAMETRINA BASEADO NO MODELO QUÍMICO QUÂNTICO

Resumo

O ozônio é uma substância com forte caráter oxidante que, atualmente, vem sendo muito usado na indústria de alimentos. Essa propriedade química do ozônio faz com que ele seja capaz de oxidar diversos compostos orgânicos, como, por exemplo, pesticidas usados como agrotóxicos em frutas. Um desses agrotóxicos é a deltametrina, substância usada como pesticida na irrigação de pinha. Neste trabalho, realizamos um estudo teórico computacional, envolvendo métodos de química quântica com o objetivo de estudar a ação do ozônio na oxidação da deltametrina. Cálculo de geometria, orbitais moleculares e cargas atômicas parciais, indicaram o possível local de ataque do ozônio na molécula da deltametrina.

Biografia do Autor

João Paixão dos Santos Neto
Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) (UNESP). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFTM). Graduação em Ciências Biológicas (FIAR).
Caio César Lima de França
Doutorado em MATERIAIS (UFAL). Mestrado em Química e Biotecnologia (UFAL). Graduação em Química Tecnológica e Industrial (UFAL).
Joacy Vicente Ferreira
Doutorado em Química (UFPE). Mestrado em Química (UFPE). Graduação em Licenciatura em Química (UFRPE).
Publicado
2014-08-01
Como Citar
Paixão dos Santos Neto, J., César Lima de França, C., & Vicente Ferreira, J. (2014). AÇÃO DO OZÔNIO NA OXIDAÇÃO DA DELTAMETRINA BASEADO NO MODELO QUÍMICO QUÂNTICO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/11
Seção
Artigos