A normatização do circuito inferior da economia urbana no centro de União dos Palmares/AL, Brasil

Autores

  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2621-335X
  • Thaís Patricia Paulino da Silva Universidade Estadual de alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-813

Resumo

RESUMO: Diante das transformações constantes do espaço urbano, existe uma força administrativa que tende a normatizar as dinâmicas da cidade, provocando novos paradigmas relacionados ao circuito inferior do município de União dos Palmares. O objetivo principal é estudar a capacidade do município de formalização dos agentes do circuito inferior da economia urbana. Justifica-se a pesquisa por considerar que essa padronização pode influenciar fortemente na configuração organizacional do circuito inferior onde os ganhos das atividades em muitos casos são instáveis e a organização nem sempre opera sobre os padrões normativos do sistema urbano, mas se adapta conforme a conjuntura. A metodologia aplicada tem o caráter de uma abordagem qualiquantitativa, sendo utilizado a pesquisa exploratória e explicativa. Conclui-se que tal reorganização possibilita a necessidade de adaptação e renovação das atividades do circuito inferior onde cria relevantes impactos sobre os ramos em relação as dinâmicas e organizações sobre o território da cidade.

PALAVRAS-CHAVE:  Cidade, território, espaço urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduado do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL- campus V. Pós-graduado em metodologia do ensino de geografia. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais- GETERRI, coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participou do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos. Atualmente pesquisando, as dinâmicas territoriais das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Thaís Patricia Paulino da Silva, Universidade Estadual de alagoas

Graduada em licenciatura plena em geografia pela Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, integrante do grupo de Estudos Territoriais - GETERRI coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participante do Grupo de identidade e relações Raciais INVERSO de União dos Palmares que atua na mediação de leituras contos infanto juvenis que trata temática negra . Atuante na PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) no papel de militante e coordenadora nacional representante do Estado de Alagoas. Informante de turismo da cidade de União dos Palmares - Parque Memorial Quilombo dos Palmares- Serra da Barriga.

Downloads

Publicado

2020-07-05

Como Citar

Silva, R. D. L. da, & Silva, T. P. P. da . (2020). A normatização do circuito inferior da economia urbana no centro de União dos Palmares/AL, Brasil. Diversitas Journal, 5(3), 1828–1837. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-813

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>