Sequência didática: uma abordagem sobre coleta seletiva em uma escola da rede pública do sertão alagoano

Autores

  • Janilo Italo Melo Dantas Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mirella Ítala Almeida Gabriel Santos
  • Karine de Matos Costa
  • Alicia Marques Torres
  • Bruna Yvila Melo Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-747

Resumo

RESUMO: Os resíduos sólidos são considerados como um dos principais problemas que vem trazendo sérias preocupações sociais. Frente a isto, a coleta seletiva do lixo tem se apresentado como uma solução desta problemática.  No entanto, alguns estudos tem indicado uma falta de abordagem prática no ambiente escolar perante este e outros problemas. Diante disto, foram sendo desenvolvidos alguns métodos didáticos no processo de ensino e aprendizagem educacional como a “Sequência Didática”. Considerando o lixo como um problema social a ser enfrentado, e que a Sequência Didática tem sido uma das principais metodologias adotadas para vivenciar na sala de aula problemáticas como estas, este trabalho teve como objetivo de realizar uma sequência didática a respeito da coleta seletiva em uma escola da rede pública do município de Santana do Ipanema-AL. O mesmo foi realizado em duas turmas do ensino médio. Primeiramente foram aplicados questionários para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, dando sequência para realização de oficinas demonstrativas e por último uma reaplicação do questionário inicial. Os resultados demonstraram que antes da Sequência Didática havia uma falta de compreensão dos alunos a respeito da coleta seletiva. Após a realização da mesma, ficou evidente um incremento positivo no conhecimento dos alunos, pois os mesmos demonstraram entusiasmo e compreensivos perante a problemática abordada. Diante da realização deste estudo, percebeu-se que a sequência didática contribuiu de forma fundamental, no entanto, é necessária uma continuação desta e de outras medidas de mitigação pela gestão escolar, uma vez que estas, poderão refletir no cotidiano destes e de outros estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Lixo, Educação, Intervenção.

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Publicado

2020-04-07

Como Citar

Dantas, J. I. M., Santos, M. Ítala A. G., Costa, K. de M., Torres, A. M., & Santos, B. Y. M. (2020). Sequência didática: uma abordagem sobre coleta seletiva em uma escola da rede pública do sertão alagoano. Diversitas Journal, 5(2), 803–813. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-747

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