A formação de professores alfabetizadores na idade certa

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-621

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade sistematizar a formação de professores alfabetizadores obtida durante o Curso de formação através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que ocorreu para os professores que lidam diretamente com a alfabetização do 1º ao 3º ano das crianças nas escolas municipais de Garanhuns-PE. Metodologicamente, esse trabalho se desenvolveu por meio de um projeto “Leitura Poética Devaneios e possibilidades” o qual, ao longo da formação foi para viabilizar melhores condições de interação entre a teoria com a prática, mediada pela produção dos próprios alunos no campo educacional. Ainda foi possível permear com a interdisciplinaridade, quando foram abordadas as formas geométricas, o sistema monetário, a poesia, a leitura e a oralidade. Congratulando com a produção da releitura dos alunos dos textos e imagens, mediante ao que lhe foi apresentado no decorrer dessa sistematização. Sendo assim, por meio da intervenção pedagógica na sala de aula do 2º Ano na escola Municipal, ressignificando a formação obtida por meio do Pacto com a prática em sala de aula. Por meio desse projeto, chegou-se a seguinte conclusão de que o processo de aquisição da leitura e da escrita mediado pelo gênero literário poesia tende a corroborar com o desenvolvimento epistêmico e linguístico dos educandos de forma a promover a desenvoltura das competências e habilidades necessária para aptidão da leitura e da escrita.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Referências

CÂMARA JÚNIOR, Joaquim Matoso. Dicionário da Lingüística e Gramática. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto/Secretaria de Educação Básica. Pró- Letramento: Alfabetização e Linguagem. Brasilia. MEC/SEB, 2008.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.

DEMO, Pedro. Sociologia da educação, sociedade e suas oportunidades. Brasília: Plano, 2004.

FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin Psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1992.

FERREIRO, Emilia. Passado e Presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2001.

MAIA, Tânia Maria Cavalcante. at el. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Disponível em http://taniainfor.blogspot.com.br/2010/02/gestar-ii-programa-gestao-da.html Acesso 15 nov. 2018.

MACHADO, Suelen Fernanda e LIMA, Keila Vieira de. Literatura no ensino médio: em busca do prazer de ler. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40563 Acesso em 22, jun. 2018.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2005.

SOUSA, Rainer. Origem da Escrita. Disponível em http://bloguerosufscar.blogspot.com.br/2010/09/origem-da-escrita.html Acesso 10 mai. 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Melo, M. A. V. de. (2020). A formação de professores alfabetizadores na idade certa. Diversitas Journal, 5(3), 1988–2002. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-621

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>