Avaliação higiênico-sanitária da comercialização de peixes no Mercado Municipal de Icoaraci, Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1796

Resumo

RESUMO: Os peixes compreendem um dos principais alimentos consumidos no Estado do Pará, pois, além da abundância de espécies na Região Amazônica, fazem parte da cultura alimentar caboclo-ribeirinha. No entanto, as precárias condições de higiene dos pontos de comercialização em mercados públicos e feiras livres podem oferecer riscos tanto à qualidade do peixe vendido quanto à saúde do consumidor. Diante disso, o objetivo deste artigo foi avaliar as condições estruturais e as práticas higiênico-sanitárias do Mercado Municipal de Icoaraci, em Belém (PA), a fim de compreender se a segurança alimentar no local está em consonância com as disposições normativas. A pesquisa de campo ocorreu entre os dias 25 de janeiro e 01 de fevereiro de 2021, por meio da aplicação de dois checklists de avaliação, a saber: 1) condições estruturais mais gerais do mercado e 2) práticas higiênico-sanitárias dos manipuladores nos pontos de venda. Pôde-se observar que, diante da negligência do poder público e dos comportamentos e das práticas dos manipuladores, o espaço encontra-se inapropriado para a comercialização de alimentos, em especial os pescados. Desse modo, os peixes comercializados nesse local podem sofrer com a exposição precária e a propícia contaminação no ambiente.     

PALAVRAS-CHAVE: Pescados, Alimentos, Higiene alimentar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus V - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Atuou como extensionista no Projeto de extensão Avaliação da frequência de consumo de pescado e derivados por adolescentes de escolas públicas da cidade de Marabá-PA. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq (2019-2020). Desenvolve pesquisas nas áreas de Controle de Qualidade, Segurança Alimentar e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua como revisor de normas para trabalhos acadêmicos.

Flavio Henrique Souza Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela UFPA (2019). Graduado em Bacharelado em Turismo pela UFPA (2016), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), no curso de Licenciatura em Turismo, Lazer e Patrimônio (2015), como Bolsista de intercâmbio internacional do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação (2014). Atuou como Bolsista do Programa Nacional de Extensão Universitária - PROEXT/MEC (2013) e como Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2013-2014 2014-2015 2015-2016). Faz parte dos Grupos de Pesquisa em Ecologia Humana, Natureza e Populações Amazônicas (EHNAPAM), em Lazer, Ambiente e Sociedade (GPLAS) e em Saúde, Sociedade e Ambiente (GPSSA).Tem experiência em pesquisa com Comunidades, Mercados e Feiras Populares, Lazer, Turismo e Viagens para concursos públicos. Atua como consultor e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e revisor das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2021-06-03

Como Citar

Rosa, M. Y. de O., Ferreira, A. C. A., Ferreira, L. G., & Lobato, F. H. S. (2021). Avaliação higiênico-sanitária da comercialização de peixes no Mercado Municipal de Icoaraci, Belém (PA). Diversitas Journal, 6(2), 2877–2899. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1796

Edição

Seção

Dossiê Temático - Desenvolvimento e Sustentabilidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)