Um estudo da porcentagem com o uso do material dourado no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1515

Resumo

RESUMO: A temática explorada neste artigo é um estudo conceitual da porcentagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com objetivo de realizar uma aproximação do objeto matemático porcentagem a partir da sua representação física, concreta e manipulável. A questão problematizadora foi expressa no sentido de “como ensinar para os alunos o conceito de porcentagem de um modo compreensível?” A metodologia foi estruturada inicialmente por meio bibliográfico, com leituras e fichamentos de artigos, livros didáticos e documentos oficiais do Estado do Tocantins, entre outros. O aporte teórico escolhido foi a Teoria dos Registros das Representações Semióticas, que contribuiu para a concepção de uma proposta didática de intervenção, bem como para uma análise da implementação da mesma. Os resultados apontam para uma convergência com os objetivos operacionais presentes nos documentos oficiais, no entanto, o cotejamento destes com outras propostas didáticas de intervenção identifica que as diferentes formas de representação de uma porcentagem parecem pouco exploradas, e, por vezes, limitadas à representação de porcentagem por meio de uma fração de denominador igual a 100. Destaca-se a elaboração de uma oficina didática que supera essas limitações e traz outras formas de representação de uma porcentagem que são exploradas simultaneamente através de registros que privilegiam a comparação entre elas.

PALAVRAS-CHAVE: Representação de Objetos Matemáticos, Semiótica, PIBID.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabricio Mota dos Santos, Colégio Estadual Campos Brasil

É licenciado em matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Atualmente é professor da Educação Básica da rede estadual de ensino do Tocantins. Tem interesse por linhas de pesquisas relacionadas a Ensino e Aprendizagem da Matemática, Tecnologia e Educação Matemática, Modelagem Matemática.

Sinval de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Campus de Araguaína, Araguaína–TO, BRAZIL.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Santos, F. M. dos, & Oliveira, S. de. (2020). Um estudo da porcentagem com o uso do material dourado no ensino fundamental. Diversitas Journal, 5(4), 3336–3351. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1515

Edição

Seção

Dossiê Tem. - PIBID e formação docente: políticas públicas e práticas educativas