Formação do preço de venda: um estudo com avicultores familiares inseridos PAF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1499

Resumo

RESUMO: A contabilidade rural não deve ser apenas usada com a finalidade fiscal, visto que esta é também uma ferramenta de gestão. Assim, o trabalho objetiva investigar como é determinado o preço de venda dos ovos de galinhas caipira, pelos produtores de Santana do Ipanema – AL inseridos no Programa de Avicultura Familiar (PAF).  Metodologicamente a  pesquisa  tem  uma  abordagem  quantitativa  e  qualitativa,  dentre  os procedimentos adotados foi realizada busca de informações na Cooperativa de avicultores e na Secretaria de Agricultura de Santana do Ipanema, em um segundo momento foi concretizada 44 entrevistas semiestruturada com os avicultores ativos no PAF. Constatou-se que os avicultores familiares estudados afirmam que não têm conhecimento sobre contabilidade e sobre nenhum método de mensuração dos custos de produção, assim não utilizam as  informações  contábeis  e  de  custos  para  auxiliarem  na  formação  do  preço  de  venda  dos  seus produtos. Portanto, o preço de venda praticado é determinado pela cooperativa de avicultores que se baseia no levantamento de custos realizado pela assistência técnica ofertada aos cooperados.

PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade Rural. Avicultura Familiar. Contabilidade de Custos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alisson Lino de Lima, UFAL

Graduado em Ciências Contábeis- UFAL, Pós- graduando em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal.

Tatiana Frey Biehl Brandão, UFAL

Sou professora (DE) da Universidade Federal de Alagoas, atuo nos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas na Unidade de Santana do Ipanema/Campus do Sertão.

Possuo graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (2005), especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Maurício de Nassau (2007), mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (2016), e atualmente sou doutoranda em Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Informação Contábil para Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, mulheres, associativismo, gestão e pluriatividade.

Downloads

Publicado

2021-01-30

Como Citar

Lima, A. L. de, & Brandão, T. F. B. (2021). Formação do preço de venda: um estudo com avicultores familiares inseridos PAF. Diversitas Journal, 6(1), 1142–1160. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1499

Edição

Seção

Economia, Administração e Desenvolvimento Rural

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)