Intensidade de herbivoria na espécie Macroptilium lathyroides (Fabaceae)

Autores

  • Jaciele Targino da Silva Discente do Curso de Pós-graduação em Educação do Campo e Sustentabilidade; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Charlane Moura da Silva Discente do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus III.
  • José Ronaldo Ferreira de Lima Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Natan Messias de Almeida Docente do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus III

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1306

Resumo

RESUMO: As interações planta-animal, apresentam-se através de relações ditas desarmônicas ou antagonistas, e harmônicas ou de cooperação. Levando em consideração as relações antagonistas, a herbivoria é a mais importante, podendo afetar as folhas (folivoria), flores (florivoria), frutos (frugivoria) e sementes (granivoria). Fatores ambientais, dentre eles a densidade de plantas e interação com formigas, podem interferir diretamente nas taxas de herbivoria. O objetivo deste estudo foi investigar a ocorrência e intensidade da herbivoria em indivíduos isolados e adensados de Macroptilium lathyroides. A pesquisa foi realizada em uma área adjacente da Universidade Estadual de Alagoas, localizada no município de Palmeira dos Índios-AL, área com sinais de perturbação antrópica, a vegetação apresenta características de transição entre Mata Atlântica e Caatinga. A espécie estudada foi M. lathyroides uma herbácea que possui nectários extraflorais associados às suas estruturas reprodutivas. Foram avaliadas as taxas de folivoria, florivoria e frugivoria em 100 indivíduos ocorrentes em diferentes densidades, contabilizando o número total de folhas, flores e frutos com e sem sinais de herbivoria. Para análise estatística foi utilizado o teste chi quadrado com auxílio da ferramenta estatística BioEstat 5.0. A folivoria apresentou maiores taxas em indivíduos isolados, contudo a frugivoria não foi afetada. Na área de estudo, a folivoria foi afetada pela densidade, o que pode afetar a manutenção dessa espécie no local.

PALAVRAS-CHAVE: Folivoria, florivoria, frugivoria, interação herbívoro-planta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Silva, J. T. da, Silva, C. M. da, Lima, J. R. F. de, & Almeida, N. M. de. (2020). Intensidade de herbivoria na espécie Macroptilium lathyroides (Fabaceae). Diversitas Journal, 5(4), 2759–2767. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1306

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)