Trabalhando com história oral – a narrativa de um jovem talentoso em meio a caatinga nordestina

Autores

  • Lúcio Silva dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Natália Moura Borges Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1134

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta fragmentos da história de vida de um jovem que foi criado em meio a caatinga nordestina, num assentamento de terra denominado Florestan Fernandes, localizado em Canindé de São Francisco - SE. Utilizando a metodologia de investigação da História Oral, que busca ouvir as vozes dos diferentes sujeitos e reconstruir suas memórias, buscando inserir suas experiências de vida na história oficial. Ao escutar o jovem Geovanio Darlan, 22 anos, engajado em projetos sociais e de desenvolvimento econômico, destinados a população dos assentamentos nessa região, foi possível compreender como funciona a vida das pessoas num espaço de terra oriundo do movimento de desapropriação, como a escola, e mais especificamente o ensino de História, pode e deve ser mais incisivo em contribuir para o fortalecimento da identidade local e para formação cidadã dos indivíduos.

PALAVRAS-CHAVE: História de vida; História oral; Memórias; escola e ensino de História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcio Silva dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor de História da Escola Municipal Professor Edgard Santos, Crisópolis-BA, coordenador pedagógico do Colégio Estadual Presidente Médici, Crisópolis-BA.

Natália Moura Borges, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora de História da rede particular de ensino no Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Santos, L. S. dos, & Borges, N. M. (2020). Trabalhando com história oral – a narrativa de um jovem talentoso em meio a caatinga nordestina. Diversitas Journal, 5(2), 1382–1397. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1134

Edição

Seção

Dossiê Temático - História oral e territorialidades sertanejas