A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1059

Resumo

RESUMO: No mundo contemporâneo, início do século XXI, as mudanças cientificas e tecnológicas estão em crescimento acelerado de modo que a escola de educação infantil precisa criar meios para se adequar a todo esse processo de evolução da humanidade. O objetivo do trabalho é sugerir práticas inovadoras para o ensino de matemática na educação infantil sob o olhar da criatividade da criança. O ensino de matemática na educação infantil deve está equilibrado com atividades que possam despertar na criança a criatividade necessária para se chegar à solução do problema proposto. Diante desse argumento e para melhor aprendizagem de matemática na educação infantil, propomos algumas atividades associadas às habilidades das crianças, entre elas, a numérica, a verbal e a espacial. Espera-se que esse modelo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil, através das três habilidades, esteja conectado com a realidade da criança aprendiz. 

PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil, Ensino de matemática, Criatividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Intituto Federal de Alagoas (CONSUP) . É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2020). A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, 5(2), 1166–1176. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1059