Utilização de diferentes tratamentos pré-germinativos para superação de dormência em sementes de Adenanthera pavonina L.

Autores

  • Gabriel Italo Novaes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco-Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Anna Beatriz Nogueira de Araujo
  • Allison Clênio Nogueira Ferraz
  • Cleyson Xavier da Silva
  • Monalisa Alves Diniz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1044

Resumo

RESUMO: A propagação de espécies florestais empregadas para reflorestamento ou para ornamentação, pode ser realizada através de sementes, que podem apresentar dormência, não favorecendo o processo de germinação. Logo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar diferentes tratamentos da superação de dormência em sementes de A. pavovina L. As sementes foram coletas em três matrizes na cidade de Serra Talhada-PE, e submetidas a diferentes superação de dormência: testemunha; imersão em água a temperatura ambiente por 48 horas; imersão em água a temperatura de 100 ºC por 10 segundos e posterior acondicionamento no freezer por 6 horas; escarificação manual com lixa d’água nº 120, nas duas laterais e do lado oposto ao hilo; imersão em NaClO (2,5%) por 24 horas; imersão em solução de soda cáustica 30% por 30 minutos. As sementes foram semeadas em bandejas de isopor com duzentas células, utilizando como substrato vermiculita de granulometria média. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizados, constituído de seis tratamentos e quatro repetições de vinte sementes. Os parâmetros analisados foram porcentagem de emergência (PE); índice de velocidade de emergência (IVE) e tempo médio de emergência (TME). Com o tratamento de escarificação manual com lixa d’água nº. 120, nas duas laterais e do lado oposto ao hilo, verifica-se que para o TME a quantidade de dias é maior para formação de uma plântula (1,98 dias) mas, foi o tratamento que apresentou melhor PE (84%) e IVE (1,3375) em sementes de A. pavonina L., por ocasionar rupturas no tegumento, favorecendo o aumento de embebição de água, sendo a mesma, a etapa principal para o início do processo germinativo. A utilização da escarificação manual com lixa d’água nas duas laterais do tegumento e do lado oposto ao hilo é recomendado como tratamento pré-germinativo em sementes de A. pavonina L.

PALAVRAS-CHAVE: reflorestamento, dormência, superação de dormência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Silva, G. I. N. da, Araujo, A. B. N. de, Ferraz, A. C. N., Silva, C. X. da, & Silva, M. A. D. da. (2020). Utilização de diferentes tratamentos pré-germinativos para superação de dormência em sementes de Adenanthera pavonina L. Diversitas Journal, 5(2), 754–762. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1044

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)