Geografia e educação: a música como metodologia no ensino da Geografia

Autores

  • Soraya Oliveira Gonzaga ufal
  • Klévia Lima Delmiro
  • Claudionor de Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-940

Resumo

O objetivo é demonstrar como a música contribui para criar estratégias de aprendizagem dos componentes curriculares, principalmente da Geografia para culminar na aprendizagem integral e significativa. Este trabalho tem caráter qualitativo, sendo realizado a partir de revisão bibliográfica, visita técnica exploratória no espaço vivido durante o Estágio Supervisionado IV e relato de experiências. Portanto, a utilização da música como ferramenta de trabalho proporciona ao professor sistematizar sua prática educacional aplicando metodologia que contemple essas orientações, compondo seus planejamentos e planos de aulas seja, na forma de “música para cantar”, “música para tocar”, “música para dançar” ou “música para encenar” dependendo do conteúdo trabalhado e do grau de entendimento dos alunos, além da apresentação de músicas como sugestão para aplicação em sala de aula, para que a resposta dos discentes seja a compreensão da realidade, do seu papel social e político na sociedade para o exercício da cidadania.

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Publicado

2020-01-13

Como Citar

Gonzaga, S. O., Delmiro, K. L., & Silva, C. de O. (2020). Geografia e educação: a música como metodologia no ensino da Geografia. Diversitas Journal, 5(1), 487–499. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-940

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