Concepções prévias de estudantes de ensino médio sobre genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem

Autores

  • Jakeline Moreira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Magnólia de Araújo Campos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ruana Carolina Cabral da Silva
  • José Jailson Lima Bezerra Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • José Lucas de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-893

Resumo

O ensino e aprendizagem de Genética são desafiadores na Biologia, tanto para o aluno quanto para o professor. Neste sentido, o uso de mapas conceituais como estratégia didática poderá auxiliar significativamente a minimizar esta lacuna. Neste trabalho avaliou-se o conhecimento de estudantes de terceiro ano do Ensino Médio, em três escolas estaduais, localizadas nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, acerca de conteúdos de genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem. O acesso às informações ocorreu por meio da aplicação de questionário semiestruturado a 72 estudantes das três escolas. Observou-se que o DNA e RNA estão entre os assuntos mais lembrados e associados pelos estudantes. As respostas dos discentes revelaram suas limitações no que diz respeito aos assuntos de Genética. Embora sejam capazes de interligar alguns conceitos, estes foram associados dois-a-dois e em torno de 10 temas dos 26 abordados. Mapa conceitual é uma estratégia didática que muitos entrevistados possuem noções de conhecimento e têm interesse em usar na aprendizagem de genética. Portanto, a construção de mapas genéticos aplicáveis ao ensino-aprendizagem de genética possui relevância e interesse.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Jailson Lima Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Doutorando em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Silva, J. M. da, Campos, M. de A., Silva, R. C. C. da, Bezerra, J. J. L., & Araújo, J. L. de. (2020). Concepções prévias de estudantes de ensino médio sobre genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem. Diversitas Journal, 5(3), 2057–2069. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-893