Concepções sobre a temática indígena de discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Autores

  • Maristela Felix dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Paulo Heimar Souto Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-862

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir resultados de uma pesquisa sobre as concepções acerca da temática indígena de discentes do curso de Pedagogia da UFS, antes e após cursarem a disciplina “Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Essas discussões podem contribuir para que os futuros docentes desenvolvam competências técnicas e pedagógicas em suas práticas docentes, que possibilitem uma abordagem crítica e reflexiva da diversidade sociocultural do país e da contribuição dos povos indígenas para a construção da identidade brasileira. O artigo está embasado em concepções teóricas de Borges (2007), Dantas (1991) e Freire (1987). Resultados da pesquisa demonstram uma negligência no tratamento da temática indígena na educação básica e ratificam a importância da postura crítica do professor diante das narrativas históricas sobre identidade, modo de vida e processo de aculturação dos povos indígenas.

 PALAVRAS-CHAVE: ensino, História, povos indígenas.

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Biografia do Autor

Paulo Heimar Souto, Universidade Federal de Sergipe

Doutor e Pós Doutor em Educação. Mestre em Geografia e licenciado em História

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Santos, M. F. dos, & Souto, P. H. . (2020). Concepções sobre a temática indígena de discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Diversitas Journal, 5(3), 2070–2085. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-862