Relatos de casos de intoxicações por Prosopis juliflora (Sw.) DC. (Fabaceae) em ruminantes no semiárido paraibano

Autores

  • José Jailson Lima Bezerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Vivyanne Santos Falcão Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-817

Resumo

RESUMO: Prosopis juliflora (Sw.) DC. popularmente conhecida por “algaroba” é uma planta invasora que se encontra amplamente difundida na região Nordeste do Brasil. Algumas pesquisas tem relatado que as vagens desta planta tem provocado a morte de ruminantes e, consequentemente, perdas econômicas no setor pecuário do país. Desta forma, objetivou-se realizar um levantamento dos casos de intoxicações em animais de produção pela “algaroba” bem como sugerir que medidas profiláticas sejam adotadas nas regiões onde ocorre esta planta. O presente trabalho foi realizado em cinco municípios da microrregião do Curimataú Ocidental Paraibano, incluindo Barra de Santa Rosa, Cuité, Damião, Nova Floresta e Sossego. As entrevistas foram realizadas por meio de dois formulários estruturados contendo questões referentes as intoxicações por vagens de “algaroba”. Para a realização desta pesquisa, foram entrevistados 30 participantes no total (6 representantes de cada município) entre os meses de junho a agosto de 2016. As respostas atribuídas pelos participantes referentes às indagações propostas durante as entrevistas foram analisadas qualitativamente. A partir dos dados obtidos, constatou-se que todos os entrevistados relataram a existência de P. juliflora em suas propriedades, porém, apenas 11 dos 24 participantes mencionaram ter conhecimentos sobre os efeitos tóxicos da referida planta em ruminantes. Segundo os entrevistados, o excesso de vagens de “algaroba” causam sinais clínicos em animais de produção caracterizados por dificuldade para mastigar e “cara torta”. Portanto, conclui-se que Prosopis juliflora é uma planta potencialmente tóxica que causa danos graves a saúde dos animais de produção no Curimataú Ocidental Paraibano.

PALAVRAS-CHAVE: algaroba, planta tóxica, animais de produção.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Jailson Lima Bezerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Vivyanne Santos Falcão Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Profª Drª do Departamento de Morfologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Bezerra, J. J. L., & Silva, V. S. F. (2020). Relatos de casos de intoxicações por Prosopis juliflora (Sw.) DC. (Fabaceae) em ruminantes no semiárido paraibano. Diversitas Journal, 5(2), 1281–1290. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-817

Edição

Seção

Zootecnia e Recursos Pesqueiros