Tecnologia Social de Recuperação de Nascentes no estado de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1708

Resumo

RESUMO: Nascente pode ser definida quando um aquífero se aflora na superfície do terreno. Ações de preservação de nascentes têm se tornado indispensável, visto que atualmente as mesmas são consideradas como um recurso natural de altíssimo valor econômico, neste contexto surgi a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios, com o objetivo de recuperação e preservação hídrica no Estado de Alagoas. Sendo assim, a presente pesquisa analisou, por meio da elaboração de pesquisas bibliográfica, relatórios técnicos e cartilhas, um levantamento de dados para a identificação da quantidade de nascentes recuperadas pela Cooperativa, que ao longo dos anos tem desenvolvido papel preponderante, promovendo o desenvolvimento agro social, produtivo, econômico e ambiental no estado de Alagoas, atendendo a agricultores (as) familiares, indígenas e quilombolas, como prestam serviços de assistência técnica e extensão rural, visando o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável das famílias atendidas pela instituição, gerando melhoria nas suas condições e qualidade de vida. A tecnologia social utilizada pela cooperativa para recuperação das nascentes é “Solo Cimento”, uma tecnologia de baixo custo e de fácil aplicabilidade que possibilita melhorar a qualidade da água, reduzir os riscos de contaminação por doenças de veiculação hídrica, aumentar a disponibilidade de água limpa, aproveitar o excesso da água para produção de hortifrútis e erva medicinais, gerar renda através da comercialização do excedente, conservar e preservar o meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: qualidade da água, levantamento, preservação, recursos hídricos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stephanie Emanuelle Holanda Soares, Universidade Estadual de Alagoas

Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Zootecnista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Marcelle Maria Agra de Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas

Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Zootecnista pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ariane Loudemila Silva de Albuquerque, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Soares, S. E. H., Oliveira, M. M. A. de, & Albuquerque, A. L. S. de. (2021). Tecnologia Social de Recuperação de Nascentes no estado de Alagoas. Diversitas Journal, 6(1), 1828–1836. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1708

Edição

Seção

Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)